OFICINA AUDIOVISUAL: formação do educador de Geografia em temas simulados
Palavras-chave:
Representação, Temas Geográficos, Exercícios Didáticos, SimulaçãoResumo
O trabalho faz uma reflexão sobre a trajetória de experimentos metodológicos no componente curricular Oficina Geográfica II. O desenvolvimento da pesquisa reuniu a avaliação dos trabalhos em dois semestres, com intuito de verificar o aperfeiçoamento das simulações didáticas na formação do educador de Geografia. O estudo inicia com os fundamentos da criatividade, sistematização audiovisual e orientações didáticas ao processo das oficinas. Mostra as etapas temáticas das aulas de campo como encadeamento de ações para que os seminários ganhem a vitalidade letiva da escola básica. Na utilização de uma metodologia narrativa (e qualitativa) do trabalho com a imaginação geográfica, procuramos o diálogo entre temas, textos, imagens e sons. Como resultado, temos uma interessante oportunidade de visualizar videoclipes didáticos; tudo sendo elaborado de forma crítico-criativa pelos futuros docentes, em aulas simuladas.
PALAVRAS-CHAVE
Representação, Audiovisual, Formação do Educador, Simulação.
AUDIOVISUAL OFFICE: training of the geographic educador in simularem themes
ABSTRACT
The paper makes a reflection on the trajectory of methodological experiments in the curricular component Oficina Geográfica II. The development of the research gathered the evaluation of the works in two semesters, with the purpose of verifying the improvement of the didactic simulations in the formation of the educator of Geography. The study begins with the foundations of creativity, audiovisual systematization and didactic orientations to the workshop process. It shows the thematic stages of the field lessons as a chain of actions so that the seminars gain the vital vitality of the basic school. In the use of a narrative (and qualitative) methodology of the work with the geographical imagination, we seek the dialogue between themes, texts, images and sounds. As a result, we have an interesting opportunity to visualize textbooks; all being elaborated critical and creative by the future teachers, in simulated classes.
KEYWORDS
Representation, Audiovisual, Teacher education, Simulation.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).