TRABALHANDO COM DADOS POPULACIONAIS: uma experiência didática
Palavras-chave:
Experiência Didática, População, Censo Demográfico.Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Geografia, ministrada para duas turmas de 3° anos do curso Técnico Integrado em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão-PR. A experiência diz respeito à aplicação de uma atividade, que teve como objetivo aproximar o tema ‘População brasileira’ à realidade dos alunos, por meio do estudo de dados populacionais da mesorregião em que residem. Os resultados da aplicação da atividade demonstram que após o contato com dados quantitativos e análises qualitativas, os alunos desenvolveram novas percepções sobre o tema população e sobre a realidade vivida, com transformação do posicionamento crítico e construtivo do conhecimento geográfico.
Palavras-chave
Experiência Didática, População, Conhecimento Geográfico.
WORKING WITH THE POPULATION: a teaching experience
Abstract
The article presents an analysis of didactic experience developed in the discipline of Geography, taught for two classes of 3rd year of Integrated on Informatic Technical course of the Technological Federal University of Paraná, Campo Mourão-PR. The experiment regarding the application of an activity, which aimed to bring the theme 'Brazilian Population' to the reality of the students through the study of population data from the middle region in which they reside. The results demonstrate that application of activity after contact with quantitative and qualitative analyzes, the students developed new insights into the subject population and the reality lived with transformation of critical and constructive position of geographical knowledge.
Keywords
Didactic Experience, Population, Geographical Knowledge.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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