Geografia da escuta
a possibilidade de caminho com as palavras no fazer geográfico
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1374Keywords:
listening, “palavrar”, geographic education, psychoanalysis, geopsychic placeAbstract
Do you listen to yourself? Do you listen to your students? What is the place of listening at school? What about teacher training? How can we consider doing geography with and based on listening? Based on situations experienced in the classroom and in research, this article presents a theoretical-methodological path with the Geography of Listening and its Wording. Through the referential encounter between Geography and Psychoanalysis, the text points out incidences of work in Education. With the Geography of Listening, the work with the words used in the meetings is considered in three stages. The time to encounter the word that crosses our path; the time for the work of subjective elaboration, study, research, and opening of the word; and the time of systematization and presentation of the wording, its effects and consequences. Thus, this article draws attention to listening and the way words are used in the daily teaching and practice of geographic education.
Downloads
References
Birman, Joel. Cartografias do avesso: escrita, ficção e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
Chemama, Roland. Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1995.
Dardel, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Dias, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: contribuições da Psicanálise para uma epistemologia da Geografia. Tese (Doutorado em Geografia). Campinas: Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNICAMP, 2019.
Dias, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
Dunker, Christian, Thebas, Cláudio. O palhaço e o psicanalista. Como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta, 2021.
Flanzer, Sandra Niskier. A pa-lavra. Rio de Janeiro: Contracapa, 2010.
Freud, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. [1910]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Freud, Sigmund. Observações sobre um caso de neurose obsessiva. [1909]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Freud, Sigmund. O Eu e o Id. [1923]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 16). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Freud, Sigmund. O Inquietante. [1919]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 14). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Freud, Sigmund. Recomendações ao médico que pratica a psicanálise. [1912]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 10). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Homem, Maria Lucia. No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice Lispector. São Paulo: Boitempo; EDUSP, 2012.
Lacan, Jacques. A função criativa da palavra. In: Lacan, Jacques. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
Lacan, Jacques. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente, 1957-1958. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
Lacan, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem. In: Lacan, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Lacan, Jacques. O seminário, livro 3: as psicoses, 1955-1956. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
Laplanche, Jean; Pontalis, Jean Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Tyzler, Jean Jacques. As metamorfoses do objeto. Clínica da pulsão, da fantasia e da letra. Revista Tempo Freudiano. Nº 9, setembro, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).