UEPS EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA: CONTRIBUCIONES PARA EL ESTUDIO DE ENERGÍA SOLAR BUSCANDO LA SUSTENTABILIDAD
contribuições para o estudo de energia solar visando à sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1375Palabras clave:
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa, Ativismo ambiental, Fontes de energiaResumen
Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó identificar las contribuciones de una secuencia didáctica – estructurada bajo el formato de Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS) – para la promoción de un aprendizaje significativo sobre la energía solar rumbo a la sustentabilidad. El estudio fue realizado junto a un grupo de estudiantes del noveno año de la enseñanza primaria de una escuela de la red privada del municipio de Rondonópolis/MT (Mato Grosso), en la disciplina de Geografía. Los datos se recolectaron por medio de registros de la profesora-investigadora en un diario de a bordo y de las actividades realizadas por los alumnos. El análisis de los datos, efectuado con base en el Análisis Textual Discursivo, demostró que actividades pensadas a partir de los preceptos de las UEPS favorecieron la identificación de los conceptos subsunçores del área, la promoción de la distinción progresiva y de la reconciliación integrativa de los temas abordados, como también la transferencia de los conceptos estudiados hacia diversos contextos.
Descargas
Citas
AUSUBEL, David Paul. Algunos aspectos psicológicos de la estrutuctura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Hellen. Psicologia educativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.
BLUE Sol Energia Solar. Energia solar – Como funciona. Youtube, 19 maio 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JTqz_xzozl0. Acesso em: 13 jan. 2023.
CANALGOV. Saiba mais sobre a geração e utilização da energia elétrica no Brasil. Youtube, 24 set. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5bwO3-VsStw. Acesso em: 13 jan. 2023.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2018.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/4177. Acesso em: 23 maio 2024.
DARROZ, Luiz Marcelo. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 576-580, 2018. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8180. Acesso em: 23 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v25i2.8180
GOUVEIA, Patricia da Silva; UGEDA JÚNIOR, José Carlos. O ensino de Geografia no Brasil e os métodos tradicional e histórico cultural. Revista Formação, Presidente Prudente, v. 28, n. 53, p. 855-884, 2021. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/8066. Acesso em: 13 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8066
JOÃO AMBIENTE. João Ambiente. Youtube, 22 maio 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JRBxX3VulgE. Acesso em: 13 jan. 2023.
LEITE, Leandro. Fontes de energias renováveis e não renováveis. Youtube, 3 abr. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWj57Kf3sEo. Acesso em: 13 jan. 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa. São Paulo: EPU, 1999.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa?. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 2010.
MOREIRA, Marco Antonio. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/asr/?go=artigos&idEdicao=2#. Acesso em: 23 maio 2024.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Situação e tendências da Geografia. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino; BRABANT, Jean-Michel; VESENTINI, José William, [et al]. (orgs.). Para onde vai o ensino de Geografia?. São Paulo: Contexto, 2018. p. 24-29.
ONU BRASIL. A ONU tem um plano: os Objetivos Globais. Youtube, 3 ago. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAiYilNoXfw. Acesso em: 13 jan. 2023.
PROFESSORA Sol. Meio ambiente, preservação ambiental e sustentabilidade. Youtube, 29 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7LPsGlwXRA8. Acesso em: 13 jan. 2023.
SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clovis. Geração Alpha: Geografia 9. São Paulo: Edições SM Ltda., 2019.
SILVA, Carlos Augusto Barbosa da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. As dificuldades do ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: Congresso Nacional de Educação. 7. 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2022. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81173. Acesso em: 13 jan. 2023.
TV AMBIENTAL. O Planeta pede socorro! Youtube, 2 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAiYilNoXfw. Acesso em: 13 jan. 2023.
TV BRASIL. Caminhos da Reportagem: Um lugar ao sol, energia solar. Youtube, 8 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAiYilNoXfw. Acesso em: 13 jan. 2023.
WROBEL, Fernanda Campos Maia. O papel da educação ambiental no estudo das fontes renováveis de energia nas escolas brasileiras. Interfaces Científicas – Direito, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 73-87, fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1988. Acesso em: 30 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n2p73-87
ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).