CONOCIMIENTO CRÍTICO EN REDES SOCIALES: el caso del Geoforo iberoamericano
Mots-clés :
Educación geográfica, espacio social, profesores iberoamericanos, comunidad escolarRésumé
La diversidad de pueblos, culturas y situaciones sociales en países de Iberoamérica no impide el diálogo crítico y honesto en torno a la investigación que se realiza sobre el aprendizaje de los problemas del mundo. A este reto puede contribuir la Geografía como ciencia, pero necesita, entonces, abandonar los obstáculos intelectuales, corporativos y académicos que dificultan su estudio por parte de los alumnos. En este trabajo damos cuenta de las iniciativas y resultados obtenidos por un grupo de profesores a través del Geoforo, que aprovecha las facilidades del ciberespacio, a partir del portal Geocrítica de la Universidad de Barcelona.
Palabras clave
Educación geográfica, espacio social, profesores iberoamericanos, comunidad escolar.
CONHECIMENTO CRÍTICO NAS REDES SOCIAIS: o caso do Geoforo Iberoamericano
Resumo
A diversidade de povos, culturas e situações sociais em países da Iberoamérica não impede o diálogo crítico e honesto em torno de investigação sobre como se efectua a aprendizagem dos problemas do mundo. A este desafio pode contribuir a Geografia como ciência, mas precisa de abandonar os obstáculos intelectuais, corporativos e académicos que dificultam o seu estudo por parte dos alunos. Neste trabalho, damos conta das iniciativas e resultados obtidos por um grupo de professores através do Geoforo, que aproveita as facilidades do ciberespaço, a partir do portal Geocritica, da Universidade de Barcelona.
Palavras-chave
Educação geográfica, espaço social, professores iberoamericanos, comunidade escolar.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brTéléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).