PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA:
o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica como um lugar de referência em pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.919Résumé
Este artigo apresenta atividades desenvolvidas no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica – LEPEG, sediado no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de mostrar sua expressividade no campo da pesquisa do ensino de Geografia no Brasil. Nas três últimas décadas vários estudos têm apontado a ampliação e consolidação desse campo de pesquisa, qualificando-o e legitimando-o como campo relevante para a área. Nesse contexto, foi criado o LEPEG, um espaço de referência que tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores, à pesquisa em diferentes temáticas do ensino de Geografia, à extensão de suas atividades para a sociedade, norteando-se pelos princípios do trabalho coletivo, crítico-colaborativo, pela integração entre teoria e prática, pela articulação efetiva e sistemática entre a Universidade e as escolas de Educação Básica. O grupo de profissionais que desenvolvem suas atividades nesse laboratório caracteriza-se pela especialidade na pesquisa sobre ensino de Geografia, dedicando-se a diferentes temáticas, como a Cartografia Escolar, o Ensino de Cidade e Cidadanias, fundamentos teórico-metodológicos do pensamento geográfico no ensino e o Ensino de temáticas físico-naturais.
Palavras-chave
Pesquisa e ensino, Formação de professores, Trabalho coletivo e colaborativo, Educação Básica
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).