PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA:

o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica como um lugar de referência em pesquisa

Auteurs-es

  • Lana de Souza Cavalcanti UFG
  • Míriam Aparecida Bueno UFG

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.919

Résumé

Este artigo apresenta atividades desenvolvidas no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica – LEPEG, sediado no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de mostrar sua expressividade no campo da pesquisa do ensino de Geografia no Brasil. Nas três últimas décadas vários estudos têm apontado a ampliação e consolidação desse campo de pesquisa, qualificando-o e legitimando-o como campo relevante para a área. Nesse contexto, foi criado o LEPEG, um espaço de referência que tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores, à pesquisa em diferentes temáticas do ensino de Geografia, à extensão de suas atividades para a sociedade, norteando-se pelos princípios do trabalho coletivo, crítico-colaborativo, pela integração entre teoria e prática, pela articulação efetiva e sistemática entre a Universidade e as escolas de Educação Básica. O grupo de profissionais que desenvolvem suas atividades nesse laboratório caracteriza-se pela especialidade na pesquisa sobre ensino de Geografia, dedicando-se a diferentes temáticas, como a Cartografia Escolar, o Ensino de Cidade e Cidadanias, fundamentos teórico-metodológicos do pensamento geográfico no ensino e o Ensino de temáticas físico-naturais.

Palavras-chave

Pesquisa e ensino, Formação de professores, Trabalho coletivo e colaborativo, Educação Básica

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-24

Comment citer

Cavalcanti, L. de S. ., & Bueno, M. A. . (2020). PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA:: o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica como um lugar de referência em pesquisa. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 253–270. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.919

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s