A Geografia e a BNCC do Ensino Médio:

uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre

Autores

  • Victor Régio da Silva Bento Universidade Federal do Acre
  • Lucilene Ferreira de Almeida Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010

Palavras-chave:

Geografia, Reformas curriculares, BNCC, Acre

Resumo

Reformas curriculares são importantes para entender os rumos da educação e a configuração dos sistemas de ensino. A implantação de uma nova estrutura curricular é um momento significativo para entender a relevância das diversas disciplinas na aprendizagem dos alunos. Consequentemente, os conteúdos disciplinares tornam-se suscetíveis às decisões impostas pelas Secretarias de Educação. Baseado nessas reflexões, o artigo em questão busca entender o papel da Geografia como disciplina escolar no contexto da implantação da BNCC do Ensino Médio, com enfoque nas decisões tomadas pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Acre – SEE-Acre. Como recurso metodológico foram analisadas as Rotas de Aprofundamento e os itinerários formativos do novo currículo. Essa proposta de reformulação foi disponibilizada para consulta preliminar entre julho e agosto de 2020. Como conclusão verificou-se que a Geografia está perdendo espaço nos conteúdos que são de sua incumbência e necessita de uma maior interação com as disciplinas dos demais Arranjos Curriculares.

Palavras-chave

Geografia, Reformas curriculares, BNCC, Acre.

 

The Geography and the BNCC of High School: an analysis of the formative itineraries of SEE-Acre

Abstract

Curricular reforms are important to understand the direction of education and the configuration of education systems. The implementation of a new curricular structure is a significant moment to understand the relevance of different disciplines in students learning. Consequently, disciplinary contents become susceptible to decisions imposed by the Education Departments. Based on these reflections, this article seeks to understand the role of Geography as a school discipline in the context of the implementation of the BNCC of Secondary School, focusing on the decisions taken by the SEE-Acre. As a methodological resource, the Rotas de Aprofundamento and the formative itineraries of the new curriculum are analysed. This curriculum formulation proposal was made available for preliminary consultation between July and August 2020. As a conclusion, it was found that Geography is losing space in the contents that are its responsibility and it needs a greater interaction with the disciplines of the other Curricular Arrangements.

Keywords

Geography, Curricular Reforms, BNCC, Acre.

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

Bento, V. R. da S. ., & Almeida, L. F. de. (2022). A Geografia e a BNCC do Ensino Médio:: uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010

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