A Geografia no Museu

proposta teórico-metodológica de ensino do conceito de Paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1235

Palavras-chave:

Geografia, Paisagem, Goiás, Museu

Resumo

Este texto sistematiza as etapas e os resultados de uma proposta teórico-metodológica destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio da Rede Pública do Estado de Goiás, realizada em um ambiente museológico. A atividade ocorreu no ano de 2018 e teve como objetivo principal contextualizar dois conteúdos presentes na grade curricular da rede: aspectos geográficos do Estado e o conceito de paisagem. A proposição partiu do princípio que é possível realizar uma prática educativa geográfica em um museu, adotando uma sequência de etapas que visam promover o entendimento processual do conceito de paisagem, mediadas pelo acervo local, que reúne características históricas e geográficas do Estado de Goiás. Desta forma, estão elencadas no texto o detalhamento dos momentos e etapas referentes à execução da atividade, combinadas com a análise dos resultados observados. No decorrer da realização da proposta teórico-metodológica foi possível construir um elo entre as modalidades formal e não formal de ensino, no qual teve como ponto central o desenvolvimento de habilidades e operações mentais presentes no ensino de Geografia. Ao final, foi possível obter como resultado a identificação dos princípios inerentes a leitura espacial e geográfica que tiveram mais destaque por parte dos alunos e qual foi o benefício deste tipo de atividade para a prática docente.

Palavras-chave

Geografia, Paisagem, Goiás, Museu.

 

Geography in the Museum: theoretical-methodological proposal for teaching the concept of landscape

Abstract

This article brings together stages and results of a school activity aimed at students in the last stage of high school at a Public-School in Goiás, carried out in a museum. The activity took place in 2018 with the objective of contextualizing two subjects present in the curriculum: regional geographic aspects and landscape concept. This activity was based on the principle that it is possible to carry out a geographical educational practice in a museum, executing a sequence of steps whose objective is to promote the procedural learning of the landscape concept, mediated by the museum's collection, which brings together historical and geographical characteristics of the State of Goiás. This article lists the details of the moments and steps related to the execution of the activity, combined with the analysis of the observed results. During the activity, it was possible to establish a collaboration between two teaching modalities, which focused on the development of skills and mental operations inherent in the teaching of Geography. As an outcome of the activity, it was possible to identify the principles inherent to spatial and geographic reading which had the greatest use by the students and the benefits of this type of activity for teaching practice.

Keywords

Geography, Landscape, State of Goiás, Museum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTRAND, Georges; BERTRAND, Claude. A Paisagem entre a natureza e a sociedade. In: PASSOS, Messias Modesto (Org). Uma geografia transversal e de travessias. Maringá, PR: Massoni, 2007.

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. Revista RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004. Editora UFPR.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, p. 160-178, 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2011.

FELÍCIO, Willian. Franco. A paisagem nas aulas de geografia: práticas de ensino e o olhar de jovens escolares do ensino médio de Goiânia. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

FREIRE, Laurecy Rodrigues. A paisagem no ensino de Geografia: reflexões a partir da abordagem de professores e livros didáticos de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018.

GOIÁS. Secretaria Estadual de Educação. Currículo referência do ensino médio. Ciências Humanas. Goiânia, 2013.

MACIEL, Ana Beatriz Câmara; LIMA, Zuleide Maria Carvalho. O conceito de Paisagem: diversidade de olhares. Sociedade e Território, v. 23, n. 2, p. 159-177, 2012.

MENDES, Samuel Oliveira; OLIVEIRA, Ivanilton José; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de Abordagens do Cerrado em livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 179-208, 2016.

SABOTA, Heitor Silva. Ensino da Paisagem: o museu como espaço educativo. In: BUENO, Míriam Aparecida; DE LA VEGA, Alfonso Garcia (Orgs). Paisagem e Ensino de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1986.

______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

TRILLA, Jaime. A Educação Não Formal e a Cidade Educadora: duas perspectivas do universo da educação. Revista Galega do Ensino, 1999.

Downloads

Publicado

22/05/2023

Como Citar

Sabota, H. S. (2023). A Geografia no Museu: proposta teórico-metodológica de ensino do conceito de Paisagem. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1235

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.