O conceito de reflexão na profissão docente

da epistemologia da prática à práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1340

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor pesquisador, Pensamento teórico-conceitual, Práxis criadora

Resumo

Parte-se do pressuposto de que o conceito de reflexão e as teorias derivadas dele com foco na docência compõe um marco teórico significativo para a abordagem dessa profissão. A motivação para a retomada à essa discussão teórica, decorre do fato de a prática profissional ter assumido uma centralidade significativa na atual política pública de formação docente no Brasil. Objetiva-se analisar as potencialidades do conceito de reflexão para a compreensão da profissão docente. Utilizou-se do estudo bibliográfico para caracterizar o conceito de reflexão em sua formulação inicial por Donald Schön e apresentar as reformulações conceituais do mesmo por Kenneth Zeichner, José Contreras e Selma Garrido Pimenta; destacar os riscos do esvaziamento teórico da epistemologia da prática, com base em Newton Duarte e Marilda Facci; ressaltar a relevância do investimento no desenvolvimento do pensamento conceitual dos professores com base Vigotsky e na efetivação da práxis criadora de Adolfo Vázquez. Com a análise de documentos legais, do Censo Escolar de 2023 e de editais de pesquisa destinados à Educação Básica, juntamente com princípios teóricos do conceito de reflexão, apontou-se a potencialidade do conceito para a profissão docente, com ênfase na formação inicial e continuada e na prática da pesquisa pelos professores. Conclui-se que com as devidas demarcações teóricas o conceito de reflexão segue tendo validade para a compressão da profissão docente, como foco na formação e na atuação profissional.

Palavras-chave

Professor de Geografia, Formação de professores, Práxis criadora, Professor pesquisador, Pensamento teórico-conceitual.

 

The concept of reflection in the teaching profession: from the epistemology of practice to praxis

Abstract

Based on the assumption that the concept of reflection and the theories derived from it with a focus on teaching constitute a significant theoretical framework for approaching this profession, this writing discusses the significant centrality of professional practice in the current public policy of teacher training in Brazil. The aim is to analyze the potential of the concept of reflection for understanding the teaching profession. In addition, through a bibliographical study, the aim is to characterize the concept of reflection in its initial formulation by Donald Schön; to present its conceptual reformulations by Kenneth Zeichner, José Contreras, and Selma Garrido Pimenta; to highlight the risks of the theoretical emptying of the epistemology of practice, based on Newton Duarte and Marilda Facci; and to emphasize the relevance of investing in the development of teachers’ conceptual thinking, based on Vygotsky and the realization of Adolfo Vázquez’s creative praxis. By analyzing legal documents, the 2023 school census, and research calls for Basic Education, it was possible to see the concept’s potential for the teaching profession, emphasizing initial and continuing training and the practice of research by teachers. The conclusion is that, with the appropriate theoretical demarcations, the concept of reflection is still valid for understanding the teaching profession, focusing on training and professional performance.

Keywords

Geography Teacher, Teacher training, Creative praxis, Teacher researcher, Theoretical-conceptual thinking.

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Publicado

04/11/2023

Como Citar

Oliveira, K. A. T. de. (2023). O conceito de reflexão na profissão docente: da epistemologia da prática à práxis. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1340