Cerrado em cor

Uma prática de ensino-aprendizagem geográfica e arteira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1363

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Cerrado, Arte, Linguagem criadora

Resumo

O presente texto almeja compartilhar a prática educativa ‘Cerrado em cor’, inserida em nossa pesquisa de doutorado em andamento. A proposta buscou efetivar, em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um projeto de ensino-aprendizagem do Cerrado na Geografia Escolar, valendo-se da Arte como linguagem criadora, como práxis. O projeto de intervenção, no qual se insere a atividade relatada, ocorreu em uma escola pública municipal de Goiânia, no estado de Goiás, com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental. Realizamos atividades de pinturas, mesclando criações autorais dos educandos e suas aprendizagens sobre o Cerrado, com releituras de obras artísticas de mesma temática. Os trabalhos elaborados compõem as análises da tese em curso, em que propomos analisar as relações entre Geografia Escolar e Arte como linguagem criadora para o ensino-aprendizagem do Cerrado nos Anos Iniciais, vislumbrando conhecimentos emancipadores que contribuam para ressignificações contra hegemônicas de Cerrado. 

Palavras-chave

Geografia Escolar; Cerrado; Arte; Linguagem criadora.

 

Cerrado in color: a Geography and Art teaching-learning practice in the early years of Elementary School

Abstract

This text aims to share the educational practice ‘Cerrado in color’, part of our ongoing doctoral research. The proposal sought to implement a teaching-learning project on the Cerrado in school geography in an Early Years classroom, using art as a creative language, as a praxis. The intervention project in which this activity is included took place in a municipal public school in Goiânia, in the state of Goiás, with students in the fifth year of elementary school. We carried out geographical painting activities, mixing the students' own creations and their learning about the Cerrado with re-readings of artistic works on the same theme. The works produced make up the analysis of the thesis in progress, in which we propose to analyze the relationship between School Geography and Art as a creative language for teaching and learning about the Cerrado in the Early Years, aiming for emancipatory knowledge that contributes to counter-hegemonic resignifications of the Cerrado.

Keywords

School Geography; Cerrado; Art; Creative language.

 

Cerrado en color: una práctica de enseñanza-aprendizaje de Geografía y Arte en los primeros años de la educación primaria

Resumen

This text aims to share the educational practice ‘Cerrado in color’, part of our ongoing doctoral research. The proposal sought to implement a teaching-learning project on the Cerrado in school geography in an Early Years classroom, using art as a creative language, as a praxis. The intervention project in which this activity is included took place in a municipal public school in Goiânia, in the state of Goiás, with students in the fifth year of elementary school. We carried out geographical painting activities, mixing the students' own creations and their learning about the Cerrado with re-readings of artistic works on the same theme. The works produced make up the analysis of the thesis in progress, in which we propose to analyze the relationship between School Geography and Art as a creative language for teaching and learning about the Cerrado in the Early Years, aiming for emancipatory knowledge that contributes to counter-hegemonic resignifications of the Cerrado.

Palavras clave

Geografía Escolar; Cerrado; Arte; Lenguaje creativo.

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Biografia do Autor

Mariângela Oliveira de Azevedo, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais - IESA, da Universidade Federal de Goiás - UFG, na linha de Ensino de Geografia. Mestra em Ensino na Educação Básica pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE - UFG, com pesquisa realizada na área de ensino de Geografia. Pós-graduação em Psicopedagogia institucional e clínica. Formação inicial em Pedagogia pela Faculdade de Educação - UFG. Atualmente, desenvolve pesquisa acadêmica sobre o ensino de Cerrado nos Anos Iniciais, propondo a Arte como linguagem criadora para construção de conhecimentos geográficos escolares. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente - NúcleoGEA e do Grupo de trabalho, Temas e conteúdos no Ensino de Geografia do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Geografia - NEPEG. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, lotada na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, onde atua com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.

Adriana Olívia Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (licenciatura - 2000 e bacharelado-2001) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. Mestrado (2004) em Geografia com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano em bacias hidrográficas e Doutorado (2010) em Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Geomorfologia na mesma instituição. Realizou estágio-doutoral (2008-2009) na Université Le Mirail em Toulouse-França. Desde 2010 é professora adjunta nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiânia. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Ambiente (Núcleo GEA) registrado no CNPq, no Lepeg, juntamente com a professora Eliana Marta Barbosa de Morais. Co-coordena o fascículo de Cerrado na Repec (Rede Pesquisa de Ensino e Cidade) no interior do Núcleo GEA. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) registrado no CNPq. Foi coordenadora do Pibid/Subprojeto Geografia nas edições 2017/2018, 2018/2020 e coordena a edição atual 2020/2022 na UFG. Foi coordenadora do curso de licenciatura em Geografia no período de 2017/2019 e atual vice-coordenadora no período de 2021-2023 na UFG. Compõe o Núcleo Docente Estruturante de atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia/Licenciatura no período de 2017-2022 na UFG. Os principais temas de pesquisas são: Formação de Professores em Geografia, Metodologia de Ensino de Geografia, Didática do Ensino de Geografia, Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Ensino de Geografia e componentes físicos naturais, com ênfase em relevo e clima.

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Publicado

06/12/2024

Como Citar

Azevedo, M. O. de, & Alves, A. O. (2024). Cerrado em cor: Uma prática de ensino-aprendizagem geográfica e arteira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–14. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1363

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