Reflexões acerca da identidade do professor e escolha pela docência em Geografia a partir das narrativas (auto)biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1365

Palavras-chave:

Formação do professor de Geografia, Narrativas (auto)biográficas, Experiências formativas, Escolha da profissão, Identidade docente

Resumo

Este artigo é resultante da pesquisa de dissertação intitulada” Narrativas de professores de Geografia: histórias de vida e trajetórias formativo-profissionais na composição da identidade docente”. Desta forma, o objetivo do texto é apresentar uma reflexão sobre a formação docente através das narrativas (auto)biográficas, tendo como ponto de partida a escolha do curso de Geografia pelos docentes colaboradores. Refletir sobre essa escolha nos permite compreender um pouco da prática, atuação e identidade dos docentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, ancorada nas narrativas (auto)biográficas e histórias de vida. Os dados discutidos ao longo do texto resultam de entrevistas narrativas e memoriais de formação, que foram utilizados para a construção da dissertação e também para o recorte escolhido neste artigo. Consideramos fundamental a reflexão a respeito de como nos tornamos professores, como mobilizamos os saberes necessário à profissão docente, e para tal compreensão, acreditamos que as narrativas (auto)biográficas nos permitem esclarecer e compreender diversos questionamentos que permeiam a formação do professor de Geografia, pois ao narrar sobre sua vida, o professor toma consciência de sua formação, para além do sentido formal, em um movimento de (auto)formação, através da reflexão de sua trajetória de vida e de suas experiências, sobretudo aquelas que para ele (o professor) foram formadoras. Os trechos expostos ao longo da pesquisa, resultantes das entrevistas e memoriais, evidenciam o potencial do trabalho com narrativas (auto)biográficas para a formação do professor de Geografia, contribuindo para o enriquecimento da bibliografia sobre a temática, para a valorização dessa metodologia e sua contribuição para o entendimento de como o professor se torna e se vê professor.  

Palavras-chave

Formação do professor de Geografia, Narrativas (auto)biográficas, Experiências formativas, Escolha da profissão, Identidade docente.

 

Reflections on the formation of teacher identity and the choice of Geography teaching through (auto)biographical narratives 

Abstract

This article is the result of dissertation research entitled "Narratives of Geography Teachers: Life Stories and Professional-Training Trajectories in the Composition of Teacher Identity”. The aim of this text is to present a reflection on teacher training through (auto)biographical narratives, starting from the Geography course selection by the collaborating teachers. Reflecting on this choice allows us to understand a bit about the practice, performance, and identity of teachers. This is a qualitative research, anchored in (auto)biographical narratives and life stories. The data discussed throughout the text comes from narrative interviews and training memorials, which were used both for the construction of the dissertation and for the chosen excerpt in this article. We consider it essential to reflect on how we become teachers, how we mobilize the necessary knowledge for the teaching profession, and for this understanding, we believe that (auto)biographical narratives allow us to clarify and comprehend various questions that permeate the training of Geography teachers. By narrating their lives, teachers become aware of their formation, beyond the formal sense, in a movement of (self)formation through reflecting on their life trajectory and experiences, especially those that were formative for them (the teachers). The excerpts presented throughout the research, resulting from interviews and memorials, highlight the potential of working with (auto)biographical narratives for the training of Geography teachers, contributing to the enrichment of the bibliography on the subject, the appreciation of this methodology, and its contribution to understanding how a teacher becomes and sees themselves as a teacher.

Keywords

Geography Teacher Education, (Auto)biographical Narratives, Formative Experiences, Career Choice, Teacher identity.

 

Reflexiones sobre la construcción de la identidad docente y la elección de la enseñanza de Geografía a trav´és de las narrativas (auto)biográficas

Resumen

Este artículo es el resultado de la investigación de tesis titulada "Narrativas de profesores de Geografía: historias de vida y trayectorias formativo-profesionales en la composición de la identidad docente". De esta forma, el objetivo del texto es presentar una reflexión sobre la formación docente a través de las narrativas (auto)biográficas, tomando como punto de partida la elección del curso de Geografía por parte de los docentes colaboradores. Reflexionar sobre esta elección nos permite comprender un poco de la práctica, actuación e identidad de los docentes. Se trata de una investigación de carácter cualitativo, anclada en las narrativas (auto)biográficas e historias de vida. Los datos discutidos a lo largo del texto resultan de entrevistas narrativas y memoriales de formación, que fueron utilizados para la construcción de la tesis y también para el recorte elegido en este artículo. Consideramos fundamental la reflexión sobre cómo nos convertimos en profesores, cómo movilizamos los saberes necesarios para la profesión docente, y para tal comprensión, creemos que las narrativas (auto)biográficas nos permiten aclarar y comprender diversas cuestiones que permean la formación del profesor de Geografía, pues al narrar sobre su vida, el profesor toma conciencia de su formación, más allá del sentido formal, en un movimiento de (auto)formación, a través de la reflexión de su trayectoria de vida y de sus experiencias, sobre todo aquellas que para él (el profesor) fueron formadoras. Los fragmentos expuestos a lo largo de la investigación, resultantes de las entrevistas y memoriales, evidencian el potencial del trabajo con narrativas (auto)biográficas para la formación del profesor de Geografía, contribuyendo al enriquecimiento de la bibliografía sobre la temática, a la valorización de esta metodología y a su contribución para el entendimiento de cómo el profesor se convierte y se ve como profesor.

Palabras clave

Formación del profesor de Geografía, Narrativas (auto)biográficas, Experiencias formativas, Elección de la profesión, Identidad docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação. Asphe/FAE/UFPEL, Pelotas, nº 14, p. 79-95, set. 2003.

ASCENÇÃO, Valéria Roque e outros (organizadores). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017.

BARROS Josias Silvano de. Tessitura de saberes de professores de geografia em início de carreira: histórias de vida, trajetórias de formação e fazeres docentes. João Pessoa, 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

BOURDIEU, Pierre. (Coord.). A Miséria do mundo. Tradução Mateus S. Soares Azevedo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. L'illusion biographique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales. v. 62-63, jun., p. 69-72, 1986. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1986.2317

CALLAI, Helena Copetti. O conhecimento geográfico e a formação do professor de Geografia. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 p. 1-20. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820036.pdf. Acesso em: 1º out. 2024.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí: Unijuí, 2013.

CAVALCANTI, Lana Sousa. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia – ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 503-524, jul./dez. 2007.

CUNHA, Maria Isabel da. Pesquisa qualitativa no ensino: aprendizagens e possibilidade na educação superior. In: CUNHA, Maria Isabel. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. São Paulo: Junqueira e Marin, p. 291-305, 2010.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set.dez. p. 523-740, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf. Acesso em: 1º out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução. Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto editora, 1997.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Ciências da Educação, n.8, p.7-22, 2009.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Desafios e possibilidades na formação do professor de Geografia em Goiás. In: Formação de professores: conteúdo e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Vieira, 2010.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, p.7-22, 1995.

OLIVEIRA, Susana Ribeiro Lima. Formadores de profissionais em Geografia e Identidade (s) Docente (s). Goiânia, 2016. Tese de doutorado - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Programa de Pós-graduação em Geografia. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5864. Acesso em: 23 ago. 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 67–86, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9267. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 8 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2012.

PIRES, Lucineide Mendes. Da formação inicial ao exercício da profissão docente: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 2, n. 4, p. 15-39, jul./dez., 2012.

PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; MEIRELES, Mariana Martins de. Entre memórias e histórias: itinerários de escolarização, narrativas docentes e aprendizagens cartográficas. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; RIBEIRO, Solange Lucas. (Org.). Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. 1ª ed. Salvador - Bahia: EDUFBA, v. Único, p. 131-155, 2016.

SETTON. Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu:uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação: Maio/Jun/Jul/Ago, Nº 20, p. 60-70, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05. Acesso em 20/06/2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000200005

SILVA, Josélia Saraiva e. Habitus docente e representação social do “ensinar geografia” na educação básica de Teresina – Piauí. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

SILVA, Maria José Sousa da. Narrativas de professores de geografia: histórias de vida e trajetórias formativo-profissionais na composição da identidade docente. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

01/10/2024

Como Citar

Silva, M. J. S. da. (2024). Reflexões acerca da identidade do professor e escolha pela docência em Geografia a partir das narrativas (auto)biográficas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1365

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.