UEPS no ensino de Geografia

contribuições para o estudo de energia solar visando à sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1375

Palavras-chave:

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa, Ativismo ambiental, Fontes de energia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar as contribuições de uma sequência didática – estruturada no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) – para a promoção de aprendizagem significativa de energia solar na direção da sustentabilidade. A pesquisa foi realizada junto a um grupo de estudantes do 9 ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Rondonópolis/MT, na disciplina de Geografia. Os dados foram coletados por meio de registros da professora-pesquisadora no diário de bordo e das atividades realizadas pelos estudantes. A análise dos dados, efetuada com base na Análise Textual Discursiva, demonstrou que atividades pensadas a partir dos preceitos das UEPS favoreceram a identificação dos conceitos subsunçores da área, a promoção da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa dos temas abordados, assim como a transferência dos conceitos estudados para diversos contextos.

Palavras-chave

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Teoria da Aprendizagem Significativa; Ativismo ambiental; Fontes de energia.

 

UEPS in Geography teaching: contributions to the study of solar energy for sustainability 

Abstract

This article presents the results of an investigation that aimed to identify the contributions of a didactic sequence – structured in the format of Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) – for the promotion of meaningful learning of solar energy in the direction of sustainability. The research was carried out with a group of students from the ninth grade of elementary school in a private school in the city of Rondonópolis/MT, Brazil, in the discipline of Geography. Data were collected through the teacher-researcher's records in the logbook and the activities performed by the students. The data analysis, based on the Discursive Textual Analysis, showed that activities designed from the precepts of the UEPS favored the identification of the subsumptive concepts of the area, the promotion of progressive differentiation and integrative reconciliation of the themes addressed, as well as the transfer of the concepts studied to different contexts.

Keywords

Potentially Significant Teaching Unit; Theory of Meaningful Learning;  Environmental activism; Energy sources.

 

UEPS en la enseñanza de Geografía: contribuciones para el estudio de energía solar buscando la sustentabilidad 

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó identificar las contribuciones de una secuencia didáctica – estructurada bajo el formato de Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS) – para la promoción de un aprendizaje significativo sobre la energía solar rumbo a la sustentabilidad. El estudio fue realizado junto a un grupo de estudiantes del 9 año de la enseñanza primaria de una escuela de la red privada del municipio de Rondonópolis/MT (Mato Grosso), en la disciplina de Geografía. Los datos se recolectaron por medio de registros de la profesora-investigadora en un diario de a bordo y de las actividades realizadas por los alumnos. El análisis de los datos, efectuado con base en el Análisis Textual Discursivo, demostró que actividades pensadas a partir de los preceptos de las UEPS favorecieron la identificación de los conceptos subsunçores del área, la promoción de la distinción progresiva y de la reconciliación integrativa de los temas abordados, como también la transferencia de los conceptos estudiados hacia diversos contextos.

Palabras clave

Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa; Teoría del Aprendizaje Significativo; Activismo ambiental; Fuentes de energía.

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Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz Darroz, Universidade de Passo Fundo

Docente do Curso de Física, do Programa de PósGraduação em Educação e do Programa de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.
Licenciado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo.
Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria.
Especialista em Física pela Universidade de Passo Fundo.
Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e TEcnológica pela UFSC.

Ana Paula dos Reis Pereira, Escola de Ensino Fundamental Estruturalista

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante.
Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante.
Especialista em Geografia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante.
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

Darroz, L. M. D., Rosa, C. T. W. da, & Pereira, A. P. dos R. (2024). UEPS no ensino de Geografia: contribuições para o estudo de energia solar visando à sustentabilidade. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1375

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