Como escolhi a carreira docente

narrativas (auto)biográficas de discentes da graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1395

Palavras-chave:

Geografia, Formação Docente, Histórias de vida, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo referente as histórias de Vida de cinco discentes que estão cursando licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Pará, com o intuito de entender quais influências os discentes tiveram ao escolher seguir a carreira docente e por que em Geografia, além de compreender a perspectiva deles em ser professor na região Norte, em que existe o componente curricular Estudos Amazônicos que é ministrado por professores de Geografia, e dentre os desafios deste componente é não ter uma graduação para os professores e o livro didático que hoje é disponibilizado não trabalha a nossa região Xingu de forma compreensível para os alunos, tornando o ensino-aprendizagem mais desafiador. Na busca dessas respostas iremos abordar as narrativas (auto)biográficas, a Metodologia Histórias de Vida e o Método de análise Compreensão Cênica, Marinas (2007). A Compreensão Cênica é um método utilizado para interpretação de dados, principalmente no que tange pesquisas de cunho narrativo, buscando entender a historicidade do narrador a partir de cenas. Para este artigo adotou-se também a revisão bibliográfica com assuntos concernente a pesquisa, a fim de compreender sobre as Narrativas (Auto)biográficas, Histórias de Vida, Memórias e Formação Docente, tendo como autores principais: Abrahão (2012), Candau (2011), Josso (2004; 2007), Marinas (2007) e Menezes (2021). Por meio da análise e interpretação das narrativas dos discentes foi possível compreender que na maioria dos casos os discentes escolheram a carreira docente por terem tido professores que lhes motivaram enquanto ainda eram alunos no ensino básico, por terem professores na família e, em outros casos, influência familiar.

Palavras-chave

Geografia; Formação docente; Histórias de Vida; Narrativas (auto)biográficas. 

 

How I chose a teaching career: (self)biographical narratives of graduate students in Geography from the Federal University of Pará - Campus Altamira

Abstract

This article is a qualitative research regarding the Life Stories of five students who are studying a degree in Geography at the University Federal of Pará, with the aim of understanding what influences the students had when choosing to pursue a teaching career. and because in Geography, in addition to understanding their perspective on being a teacher in the North region, in which there is the Amazon Studies curricular component that is taught by Geography teachers, and among the challenges of this component is not having a degree for teachers and the textbook that is available today is not Works our Xingu region in an understandable way for students, making teaching-learning more challenging. In search of these answers we will address (auto)biographical narratives, the Life Stories Methodology and the Scenic Understanding analysis method. Scenic Comprehension is a method used to interpret data, mainly regarding narrative research, seeking to understand the historicity of the narrator based on scenes. For this article, a bibliographical review was also adopted with subjects concerning research, in order to understand about (Auto)biographical Narratives, Life Stories, Memories and Teacher Training, with the main authors: Abrahão (2012), Candau (2011), Josso (2004; 2007), Marinas (2007) and Menezes (2021). Through the students' narratives it was possible to understand that in most cases the students chose a teaching career because they had teachers who motivated them while they were still students in basic education and because they had teachers in the family, and in other cases family influence.

Keywords

Geography; Teacher training; Life Stories; (auto)biographical narratives.

 

Cómo elegí la carrera docente: narrativas (auto)biográficas de estudiantes de grado en Geografía de la Universidad Federal de Pará - Campus Altamira

Resumen

Este artículo es una investigación cualitativa sobre las historias de Vida de cinco estudiantes que cursan la carrera de Geografía en la Universidad Federal do Pará con el objetivo de comprender qué influencias tuvieron los estudiantes a la hora de elegir seguir la carrera docente y porque en Geografía, además de comprender su perspectiva sobre el ser docente en la región Norte, en la cual existe el componente curricular de Estudios Amazónicos que es impartido por docentes de Geografía, y entre los desafíos de este componente es no tener una licenciatura para los profesores y el libro de texto que hoy está disponible no está disponible Trabaja nuestra región Xingu de una manera comprensible para los estudiantes, haciendo que la enseñanza-aprendizaje sea más desafiante. En busca de estas respuestas abordaremos las narrativas (auto)biográficas, la Metodología de las historias de vida y el método de análisis de la Comprensión Escénica (Marinas, 2007). La Comprensión Escénica es un método utilizado para interpretar datos, principalmente de investigación narrativa, buscando comprender la historicidad del narrador a partir de escenas. Para este artículo, también se adoptó una revisión bibliográfica con temas de investigación, con el fin de comprender las narrativas (Auto)biográficas, Historias de Vida, memorias y Formación Docente, con los principales autores: Abrahão (2012), Candau (2011), Josso (2004; 2007), Marinas (2007) y Menezes (2021). A través de las narrativas de los estudiantes se pudo comprender que en la mayoría de los casos los estudiantes eligieron la carrera docente porque tuvieron docentes que los motivaron cuando aún eran estudiantes de educación básica y porque tuvieron docentes en la familia y, en otros casos, influência familiar.

Palabras clave

Geografía; Formación docente; Historias de Vida; Narrativas (auto)biográficas.

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

Araújo, W. da S., & Santos, L. P. dos. (2024). Como escolhi a carreira docente: narrativas (auto)biográficas de discentes da graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1395

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