Pensar geograficamente a violência
elementos para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1425Palavras-chave:
Análises multifatoriais, Espacialidade escolar, Escolas públicas, Múltiplas expressões de violênciaResumo
O estudo objetiva sintetizar aspectos teórico-conceituais sobre o conhecimento geográfico da violência, refletindo o lugar da prática do professor de Geografia e da espacialidade escolar enquanto dimensão relevante para o seu trabalho. O processo de obtenção dos dados e análises referem-se à pesquisa de doutorado “Violência, espacialidade escolar e geografia: fundamentos teóricos para a prática docente”. Assim, foram sintetizadas a partir da pesquisa, reflexões e perspectivas dos impactos mútuos das expressões de violência, entendidas a partir de suas dimensões direta, estrutural e simbólica, no contexto escolar. Em seguida foram problematizadas e sintetizadas as formas de discursos da violência, a produção da corporeidade do jovem escolar e sobre as práticas do professor de Geografia e suas possibilidades diante das tensões e relações intraescolares a partir do fenômeno da violência. Seus desdobramentos implicam ao convite em pensar geograficamente e coletivamente as expressões da violência e a compreender mais sobre suas inter-relações na produção de espacialidades e dinâmicas no contexto escolar.
Thinking geographically about violence: elements for teaching practice
Abstract
The study aims to synthesize theoretical-conceptual aspects about geographic knowledge of violence, reflecting the place of practice of Geography teachers and of the school spatiality, as a relevant dimension in their work. The process of obtaining data and analyzes refer to the doctoral research “Violence, school spatiality and geography: theoretical foundations for teaching practice”. So, were synthesized from the research reflections and perspectives of the mutual impacts of expressions of violence, understood from its direct, structural and symbolic dimensions, in the school context. Then, were problematized and synthesizedthe forms of violence discourses, the production of the corporeality of the student youth and on the practices of the Geography teacher and, their possibilities in the face of tensions and intra-school relations from the phenomenon of violence. Its developments imply an invitation to think geographically and collectively about the expressions of violence and to understand more about their interrelationships in the production of spatialities and dynamics in the school context.
Keywords
Multifactor analysis; School spatiality; Public schools; Multiple expressions of violence
Pensar geográficamente la violencia: elementos para la práctica docente
Resumen
El estudio tiene como objetivo sintetizar aspectos teórico-conceptuales sobre el conocimiento geográfico de la violencia, reflejando el lugar de práctica de los profesores de Geografía y la espacialidad escolar como una dimensión relevante para su trabajo. El proceso de obtención de datos y análisis se refieren a la investigación doctoral “Violencia, espacialidad escolar y geografía: fundamentos teóricos para la práctica docente”. Así, desde la investigación se sintetizaron reflexiones y perspectivas sobre los impactos mutuos de las expresiones de violencia, entendidas desde sus dimensiones directas, estructurales y simbólicas, en el contexto escolar. Luego, se problematizaron y sintetizaron los discursos sobre las formas de violencia, la producción de la corporeidad de los jóvenes escolares y sobre las prácticas del profesor de Geografía y sus posibilidades frente a las tensiones y relaciones intraescolares a partir del fenómeno de la violencia. Sus desarrollos implican una invitación a pensar geográfica y colectivamente las expresiones de violencia y comprender más sus interrelaciones en la producción de espacialidades y dinámicas en el contexto escolar.
Palabras clave
Análisis multifactorial; Espacialidad escolar; Escuelas públicas; Múltiples expresiones de violencia
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