METODOLOGIAS PARA ABORDAR INFORMAÇÕES DA MÍDIA IMPRESSA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Palavras-chave:
Educação Geográfica. Jornal na escola. Informação. Conhecimento.Resumo
Este trabalho aborda o diálogo entre a mídia e o pensar e fazer uma Educação Geográfica na escola. Com o objetivo de analisar possibilidades do uso do jornal para abordar conteúdos geográficos, utilizamos metodologia pautada na pesquisa bibliográfica no campo teórico, e baseada na interpretação de reportagens de jornal, no campo empírico. A ênfase da análise centra-se na construção de argumentos, para demonstrar o uso do jornal impresso como auxiliar no processo de ensinar e aprender conteúdos geográficos, considerando-o como veiculador de informações que podem ser utilizadas para a construção de conhecimentos. As informações disponibilizadas nas reportagens necessitam de análise crítica, uma vez, que não são informações neutras, desse modo, utilizou-se duas opções metodológicas: os padrões de manipulação da grande impressa e, as dimensões dos discursos. Esses percursos analíticos oferecem uma interpretação pautada em critérios que servem para filtrar as informações, utilizadas na construção dos conhecimentos. Assim, entende-se que ensinar e aprender conteúdos geográficos com o auxílio do jornal impresso, numa perspectiva da Educação Geográfica, implica em o professor ter clara a força da informação e a fundamentalidade do seu uso no processo de ensino- aprendizagem, pautando-se em critérios enlaçados em princípios socioambientais.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Geográfica, Jornal na escola, Informação, Conhecimento.
METODOLOGÍAS PARA ABORDAR INFORMACIONES DE LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN IMPRESOS EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICA
RESUMEN
Este documento se centra en el diálogo entre los medios y la forma de pensar y hacer una educación geográfica en la escuela. Con el objetivo de analizar posibilidades del uso del diario para abordar contenidos geográficos, se utilizó una metodología pautada en la investigación bibliográfica en el campo teórico, y basada en la interpretación de artículos de diario, en el campo empírico. El énfasis del análisis se centra en la construcción de argumentos para demostrar que el uso del diario impreso es una herramienta en el proceso de enseñar y aprender contenidos geográficos, considerándolo como generador de informaciones que pueden ser utilizadas para la construcción de conocimientos. Las informaciones disponibles en los artículos de diario necesitan de un análisis crítico, ya que no son informaciones neutras, para esto, se utilizaron dos opciones metodológicas: los padrones de manipulación de los principales medios de comunicación y la dimensión de los discursos. Esos recursos analíticos ofrecen una interpretación pautada en criterios que sirve para filtrar las informaciones utilizadas en la construcción de los conocimientos. De esta manera, enseñar y aprender contenidos geográficos con la ayuda de diarios, en una perspectiva de la Educación Geográfica, implica que el profesor contemple el poder de la información y lo fundamental que es su uso en el proceso de enseñanza-aprendizaje, basándose en criterios relacionados a principios socio ambiéntales.
PALABRAS CLAVE
Educación Geográfica, Diario en la escuela, Información, Conocimiento.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).