UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
PIBID. Estratégias metodológicas. Jogo digital. Cidade sustentável.Resumo
Este trabalho discute a necessidade de incorporar ao processo de ensino e aprendizagem a utilização de diversas estratégias metodológicas, na construção de uma prática pedagógica em Geografia preocupada em consolidar a relevância dessa disciplina como conhecimento que está além dos muros da escola, adentrando no cotidiano dos alunos, tornando-os sujeitos da produção de múltiplos espaços. Esta experiência foi realizada pelos bolsistas do PIBID junto aos alunos do Ensino Médio na Escola Estadual Assis Chateaubriand, localizada em Campina Grande – PB. Objetivou debater a temática da sustentabilidade, identificando no espaço de vivência aspectos de uma cidade sustentável, assim, compreendendo práticas sustentáveis que possibilitem melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. O procedimento utilizado do desenvolvimento do estudo foi à construção de uma cidade sustentável, a partir da utilização do jogo digital “Simcity”, enquanto recurso para as aulas de Geografia, buscando refletir a partir das categorias geográficas lugar e paisagem a necessidade de um planejamento de uma cidade sustentável. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a intensa participação dos alunos, a modificação dos estereótipos construídos acerca da Geografia, assim como a formação de alunos mais críticos e construtores do próprio conhecimento, refletindo a Geografia não apenas como uma disciplina escolar, mas como prática de vida.
Palavras-chave
PIBID, Estratégias metodológicas, Jogo digital, Cidade sustentável.
USE OF DIGITAL GAMES TO WORK THE CONCEPT OF SUSTAINABILITY IN GEOGRAPHY LESSONS
Abstract
This paper reports the necessity to incorporate teaching-learning process the utilization of different teaching strategies, building a pedagogical practice in geography, aimed into consolidating the relevance of this subject as knowledge that is beyond the school walls, entering the students'daily routine, turning them into subjects of multiple spaces production. This experience was made by the students of PIBID along with the students of Escola Estadual Assis Chateaubriand, located in Campina Grande city (State of Paraíba). Aimed to discuss the issue of sustainability, identifying in the living space characteristics of a sustainable city, including sustainable practices which enables improvement in quality of a society life . The procedure used in developing of the study was the building of a sustainable city from the use of the virtual game "SimCity", as a recreational resource for geography lessons, seeking to reflect from the geographical categories, place, and landscape the necessity of planning a sustainable city. Among the achieved results, stands out the active participation of students, the modification of stereotypes built on geography, as well as the formation of critical students and constructors of their own knowledge, reflecting the geography not only as a school subject, but as a practice for life.
Keywords
PIBID, Teaching strategies, Virtual game, Sustainable city.
ISSN: 2236-3904
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