EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA ESCOLAR: avaliação do hipermapa de Quevedos (RS)

Autores

  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Roberto Cassol UFSM
  • Elsbeth Léia Spode Becker UNIFRA

Palavras-chave:

Cartografia Escolar. Ensino de Geografia. Educação Ambiental.

Resumo

A Cartografia Escolar permite a contextualização da realidade e pode aliar-se à Educação Ambiental, pois viabiliza retratar inúmeras facetas da totalidade, possibilitando uma leitura reflexiva sobre os aspectos levantados pela discussão ambiental. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a avaliação de um recurso digital de ensino e aprendizagem vinculado a Cartografia Escolar (Hipermapa) que permite um diálogo entre a realidade ambiental local e as concepções teóricas de Educação Ambiental referente ao município de Quevedos, RS, Brasil. Dessa maneira, o Hipermapa apresenta um cenário da realidade ambiental do município, dinâmico e interativo, que possibilita ao aluno circular por distintos caminhos e construir uma noção mais abrangente frente à realidade ambiental local sob o enfoque do Ensino de Geografia. 

Palavras-chave

Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação Ambiental.


ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SCHOOL MAPPING: hypermap of Quevedos (RS) evaluation

Abstract

The School Cartography allows contextualization of reality and can ally itself with the environmental education because enables portray numerous facets of the total, allowing a reflective reading about the issues raised by the environmental discussion. In this sense, this paper aims to present a digital resource for teaching and learning linked to School Cartography (hypermap) enabling a dialogue between the local environmental reality and the theoretical conceptions of environmental education concerning the municipality of Quevedos, RS, Brazil. Thus, the hypermap presents a scenario of environmental reality of the city, dynamic and interactive, which allows the circular pupil by different paths and build a broader notion outside the local environmental reality from the standpoint of Geography Teaching.

Keywords

School Cartography, Geography Teaching, Environmental Education.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria

Roberto Cassol, UFSM

Professor Doutor do Departamento de Geografia e Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria

Elsbeth Léia Spode Becker, UNIFRA

Professora Doutora do Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano

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Publicado

25/01/2017

Como Citar

Batista, N. L., Cassol, R., & Becker, E. L. S. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA ESCOLAR: avaliação do hipermapa de Quevedos (RS). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 135–158. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/326

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