ENSINO DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HUMANISTA: aproximações a partir da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Cristina Maria Costa Leite Professora da Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Geografia escolar, Humanismo, Fenomenologia.

Resumo

O conhecimento geográfico escolar diferencia-se do conhecimento geográfico científico pelas condições de produção, pela organização, pela finalidade e outras especificidades. Os diversos horizontes do pensamento geográfico acabam influenciando no ensino de Geografia, tanto na sistematização de conteúdos, habilidades e competências como no modo de ensino-aprendizagem. A Geografia Humanista destaca-se pela ênfase dada ao ser humano, aos seus valores, experiências e universo vivido. Desse modo, esse trabalho visa propor aproximações entre a Geografia Escolar e a Geografia Humanista por meio da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Acreditamos que essa teoria e esse documento contribuem para um processo de ensino- aprendizagem que leve os alunos a compreenderem melhor a si mesmo, o mundo em que vivem e que os permitam interferir no exercício da cidadania com uma atuação e inserção social mais consciente e humanista.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia escolar. Humanismo. Fenomenologia.


TEACHING OF GEOGRAPHY AND HUMANIST GEOGRAPHY: approximations from the paulofreiriana theory and the National Curricular Parameters of Geography

ABSTRACT

School geographic knowledge differs from scientific geographic knowledge by the conditions of production, by organization, by purpose and other specificities. The diverse horizons of geographic thought end up influencing the teaching of Geography, both in the systematization of contents, skills and competences and in the teaching-learning mode. The humanist Geography stands out for its emphasis on human beings, their values, experiences and the lived universe. In this way, this work aims to propose approximations between School Geography and Humanist Geography through the paulofreiriana theory and of the National Curricular Parameters of Geography. We believe that these theory and this document contribute to a teaching-learning process that leads students to better understand themselves, the world they live in and that allow them to interfere in the exercise of citizenship with a more conscious and humanistic action and social insertion.

KEYWORDS

School geography. Humanism. Phenomenology.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB).  Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanística; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Cristina Maria Costa Leite, Professora da Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Suess, R. C., & Leite, C. M. C. (2018). ENSINO DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HUMANISTA: aproximações a partir da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 175–197. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/471