O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: as perspectivas dos jogos eletrônicos como recurso metodológico
Palavras-chave:
Geografia – Metodologia de Ensino – Jogos EletrônicosResumo
Este trabalho está ancorado na necessidade de se repensar as práticas didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem do saber geográfico no século XXI, visto que, no atual período, denominado técnico-científico-informacional torna-se eminentemente importante que o educando entenda o mundo em que vive ou como ressaltam alguns autores, em constante transformação, e que ele desenvolva a competência de ser um cidadão reflexivo e crítico, bem como competitivo, no chamado mundo do trabalho. Acreditamos que essa questão possa ser construída a partir de novas maneiras de ensinar e aprender. No Brasil, recentemente, alguns educadores, como Pazini e Montanha (2005) e Criscuolo e Bacci (2007), comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, vêm adotando em suas práticas pedagógicas as denominadas tecnologias interativas como forma de auxiliar no processo de construção do conhecimento. No intuito de contribuirmos no debate em tela, buscamos nesta pesquisa analisar as perspectivas de utilização dos jogos eletrônicos (videogames) no processo ensino-aprendizagem da Geografia. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, por meio de revisão de literatura, sites e livros didáticos.Palavras-chave
Geografia, Metodologia de Ensino, Jogos Eletrônicos
LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS:
las perspectivas de los juegos electrónicos como recurso metodológico
Resumen
El estudio está basado en la necesidad de repensarse las prácticas didáctico-pedagógicas de enseñanza-aprendizaje del saber geográfico en el siglo XXI, ya que, en período actual llamado técnico-científico-informacional se vuelve eminentemente importante que el alumno entienda el mundo en que lo vive o como recalcan algunos autores, en constante cambio, y que él desarrolla la competencia de ser un ciudadano reflexivo y crítico, bien como competitivo en llamado mundo del trabajo. Creemos que esa cuestión pueda ser creada a partir de nuevas formas de enseñar y aprender. En Brasil, recientemente, algunos educadores, como Pazini y Montanha (2005) y Criscuolo y Bacci (2007), envueltos con la mejoría de la calidad de la educación, viene adoptando en sus prácticas pedagógicas las llamadas tecnologías interactiva como forma de ayudar en el proceso de construcción del conocimiento. Con objetivo de contribuirnos en debate en clase, buscamos en esta investigación analizar las perspectivas de utilización de los juegos electrónicos (videogames) en el proceso enseñanza-aprendizaje de la Geografía. La investigación fue de naturaleza bibliográfica, por medio de repaso de literatura, sites y libros didácticos.
Palabras clave
Geografía, Metodología de Enseñanza, Juegos Electrónicos
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).