DOIS MOMENTOS NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho

Autores/as

  • Maria Adailza Martins de Albuquerque UFPB

Palabras clave:

Geografia Escolar, Metodologia do Ensino de Geografia, História das Disciplinas Escolares

Resumen

A partir da perspectiva teórica da história das disciplinas escolares, buscamos compreender o percurso histórico dessa disciplina analisando a relação entre a escola e a academia, admitindo que a relação entre essas duas instituições se configura por trocas, e não somente por determinações da segunda à primeira, mas numa dinâmica de mão dupla, de câmbios. Neste texto, destacaremos dois momentos na história desta disciplina escolar no Brasil. O primeiro, correspondendo à constituição do saber escolar geográfico e institucionalização da disciplina e o segundo, aos impactos provocados pelas ideias de geografia moderna ou científica atreladas às inovações pedagógicas propostas pela escola nova, especialmente trazidas pelo professor Carlos Miguel Delgado de Carvalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Adailza Martins de Albuquerque, UFPB

Professora do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2011-12-20

Cómo citar

Martins de Albuquerque, M. A. (2011). DOIS MOMENTOS NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(2), 19–51. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/29