Estratégias multissensoriais para o ensino de Geografia
a abordagem do ciclo da água em uma perspectiva inclusiva
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1177Mots-clés :
Multissensorialidade, Deficiência visual, PaisagemRésumé
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de realização de um circuito multissensorial interdisciplinar, desenvolvido a partir dos preceitos da inclusão escolar. Parte-se como proposta metodológica a didática multissensorial, que utiliza dos diversos sentidos do corpo humano para que os alunos possam aprender, não se restringindo somente ao caráter visual. O tema da atividade aplicada conforme as propensões metodológicas foi sobre o “Ciclo da Água” e, para isso, utilizou-se um circuito sensorial acerca da temática, contendo três etapas: 1) Os Estados Físicos da Água; 2) O Ciclo Direto e Indireto da Água e 3) Outras formas da Água no Ambiente. Após a realização das etapas propositivas no circuito observou-se em correlação com a atividade o surgimento de categorias analíticas do campo da Geografia permeando todo o trabalho. O referencial teórico utilizado embasou-se em Ross (2015), Balestrim (2015), dentre outros autores que fundamentaram a proposta. Para análise dos resultados, utilizou-se a pesquisa qualitativa a partir da análise dos desenhos produzidos pelos alunos sobre atividade. A pesquisa teve como resultado, a avaliação positiva da multissensorialidade, tendo em vista que os alunos demonstraram aprender utilizando os diversos sentidos do corpo humano, e que tais estímulos associados favorecem significativamente o processo de aprendizagem.
Palavras-chave
Multissensorialidade, Deficiência visual, Paisagem.
Multisensory strategies for teaching Geography: approaching the water cycle from an inclusive perspective
Abstract
The present work discusses about the methodologies for teaching Geography that are inclusive for the visually deficients. In this way, the study has the following objectives: to elaborate, applicate and evaluate the interdisciplinary multisensory circuit, developed by the precepts of school inclusion. Thus, it starts from the multisensory didactics, which uses the different senses of the human body so that the student can learn, not being restricted to the visual character. The theme of the activity was about the Water Cycle and for that, it was used a sensory circuit on the subject, containing three stages: 1) The Physical States of Water; 2) The Direct and Indirect Water Cycle and 3) Other Forms of Water in the Environment. After the circuit, it is also observed which analytical category of Geography was present in the work. The theoretical referential used was Ross (2015) and Balestrim (2015). For the analysis of the results, a qualitative research was used from the analysis of the drawings made by the students about the activity. The research has as result the positive evaluation of multisensoriality, considering that the students demonstrated to learn using the different senses of the human body.
Keywords
Multisensoriality, Visual impairment, Landscape.
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