Imagens do globo terrestre ecoam em imaginações geográficas
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1362Mots-clés :
Recursos visuais, National Geographic, Educação geográficaRésumé
Este artigo tem como meta a exposição de resultados preliminares de pesquisa científica que centra-se na análise de imagens do globo terrestre veiculadas pela revista National Geographic no período da década de 1970 até a década de 2020. A investigação abarca a busca por uma interpretação a respeito das imagens que permita o entendimento de como são apropriadas, ou seja, da forma como são apresentadas e das funções que exercem quando dispostas nas páginas do periódico, e, ainda, o entendimento de suas relações com a formação de imaginações geográficas. O estudo efetiva-se por meio de uma leitura arqueogenealógica lastreada em Michel Foucault e resultou, até o momento, na detecção de três tipos de representações gráficas da Terra: desenhos, fotografias e imagens de satélites, que exercem quatro principais funções: como referência à National Geographic Society; como indicação da localização de dinâmicas na superfície terrestre; como referência ao Planeta Terra como nosso lar; como referência a uma ideia de globalização atrelada, por vezes, à uma tônica socioambiental de bens de consumo, serviços e/ou instituições. À vista disso, conclui-se que as imagens do globo terrestre dispostas na revista configuram-se como valiosos recursos visuais que atuam na formação de imaginações geográficas e que seus possíveis impactos sobre a educação geográfica devem estar sob os nossos olhos investigativos.
Palavras-chave
Recursos visuais; National Geographic; Educação geográfica.
Images of the terrestrial globe echo in geographical imaginations
Abstract
This article aims to present preliminary results of scientific research that focuses on the analysis of images of the globe published by National Geographic magazine from the 1970s to the 2020s. The investigation encompasses the search for an interpretation of respect for images that allows the understanding of how they are appropriated, that is, the way they are presented and the functions they perform when arranged on the pages of the periodical, and, also, the understanding of their relationships with the formation of geographic imaginations. The study is carried out through an archaeogenealogical reading based on Michel Foucault and has resulted, to date, in the detection of three types of graphic representations of the Earth: drawings, photographs and satellite images, which perform four main functions: as a reference to National Geographic Society; as an indication of the location of dynamics on the Earth's surface; as a reference to Planet Earth as our home; as a reference to an idea of globalization linked, sometimes, to a socio-environmental tone of consumer goods, services and/or institutions. In view of this, it is concluded that the images of the globe displayed in the magazine are valuable visual resources that act in the formation of geographic imaginations and that their possible impacts on geographic education must be under our investigative eyes.
Keywords
Visual resources; National Geographic; Geographic education.
Imágenes del globo resuenan en el imaginario geográfico
Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar resultados preliminares de una investigación científica que se centra en el análisis de imágenes del globo terráqueo publicadas por la revista National Geographic desde la década de 1970 hasta la década de 2020. La investigación abarca la búsqueda de una interpretación del respeto a las imágenes que permita comprender cómo. su apropiación, es decir, la forma en que se presentan y las funciones que desempeñan cuando se disponen en las páginas del periódico, y, también, la comprensión de sus relaciones con la formación de los imaginarios geográficos. El estudio se lleva a cabo a través de una lectura arqueogenealógica basada en Michel Foucault y ha dado como resultado, hasta la fecha, la detección de tres tipos de representaciones gráficas de la Tierra: dibujos, fotografías e imágenes de satélite, que cumplen cuatro funciones principales: como referencia para Sociedad Geográfica Nacional; como indicación de la ubicación de la dinámica en la superficie de la Tierra; como referencia al Planeta Tierra como nuestro hogar; como referencia a una idea de globalización ligada, en ocasiones, a un tono socioambiental de bienes de consumo, servicios y/o instituciones. Ante esto, se concluye que las imágenes del globo terráqueo expuestas en la revista son recursos visuales valiosos que actúan en la formación de imaginaciones geográficas y que sus posibles impactos en la educación geográfica deben estar bajo nuestra mirada investigativa.
Palabras clave
Recursos visuales; National Geographic; Educación geográfica.
Téléchargements
Références
COSGROVE, D. E. Contested Global Visions: One-World, Whole-Earth, and the Apollo Space Photographs. Annals of the Association of American Geographers, vol. 84, nº. 2, p. 270- 294, jun. 1994. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8306.1994.tb01738.x
COSGROVE, D. E. Apollo’s Eye - A Cartographic Genealogy of the Earth in the Western Imagination. United States of America: The Johns Hopkins University Press, 2001. 351 p.
COSGROVE, D. E.; FOX, W. L. Photography and Flight. London: Reaktion Books Ltd, 2010. 147 p.
FARGE, A. O Sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 120 p.
HOLLMAN, V. C. Los contextos de las imágenes: um itinerário metodológico para la indagación de lo visual. Rio de Janeiro: Espaço e Cultura - UERJ, nº. 36, p. 61-83, jul./dez. de 2014. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18934
HOLLMAN, V. C. Entre impossibilidades y deseos: la fotografia, um dispositivo para aprehender e imaginar lo espacial. Punto Sur 2, p. 48 – 63, enero/junio de 2020.
MASSEY, D. B. A Mente Geográfica. Dossiê Doreen Massey. GEOgraphia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, v. 19, nº. 40, mai/ago de 2017. DOI: https://doi.org/10.22409/geographia.v19i40.1193
MIZAN, S. National Geographic - Visual and Verbal Representatations of Subaltern Cultures Revisited. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários da Língua Inglesa) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ROSE, G. Sobre a necessidade de se perguntar de que forma, exatamente, a Geografia é “visual”? Espaço e Cultura - UERJ, nº. 33, p. 197-206, jan./jun. de 2013. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2013.8473
SOUZA, D. R, M. A fotografia enquanto representação do real: a identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic. Observatorio (OBS*), v. 4, p. 117-137, 2010.
TOMELIN, V. P. Imagens do globo terrestre ecoam em concepções de mundo e na educação geográfica: o que vemos na revista National Geographic. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografias menores. Pro-Posições - Campinas, v. 20, nº. 3, p. 17-28, set/dez de 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300002
NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographic.org/society/ Acesso em 15/05/2023.
NATIONAL GEOGRAPHIC VIRTUAL LIBRARY, 2022. Disponível em: https://www.gale.com/primary-sources/national-geographic-virtual-library Acesso em 22/03/2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).