“RECORDAÇÃO DA CASA DOS MORTOS”: apontamentos sobre a docência em uma penitenciária do estado de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.546Mots-clés :
Aluno, Campo, Penitenciária, Ser Humano, ViolênciaRésumé
O presente texto procura expor os desafios, estranhamentos e questionamentos do autor, quando de sua experiência como professor de detentos num dos inúmeros presídios paulistas. Para tanto, utiliza-se como abordagem teórica e metodológica a chamada História (ou Trajetória) de Vida, vanguarda nas pesquisas acerca da Formação de Professores, devido tanto à natureza da fonte: um relato, quanto ao objetivo do trabalho: a teia de significados da cultura. Esperamos, ao final, ter acrescentado um pouco mais ao conhecimento sobre essa hermética instituição, ou seja, a Prisão, bem como sobre o processo Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave
Aluno, Campo, Penitenciária, Ser Humano, Violência.
“THE HOUSE OF THE DEAD”: notes oh the teaching in a penitentiary of the state of São Paulo
Abstract
The present text intents to expose the challenges, estrangement and questioning of the author along his experience as a professor of inmates in one of the numerous prisons of the State of São Paulo. For such, we use the a theoretical and methodological approach also known as Life Histories - which is the vanguard in research on Formation of Teachers - due the condition of the sources (story) as well as the objective of the endeavor (web meaning of culture). We intent at the end to have added a little more to the knowledge on this hermetic institution, namely the Prison, as well as about the Teaching and Learning process.
Keywords
Student, Field, Penitentiary, Human Being, Violence.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).