(RE) PENSANDO CORPO E CORPOREIDADE PELA PERFORMANCE E PELA ANÁLISE DE DISCURSO: efeitos de sentidos presentes no discurso discente sobre a Geografia

Auteurs-es

  • Claudia Buch Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mots-clés :

Interlocução, Pedagogia Performativa, Efeitos de Sentido

Résumé

Este artigo refere-se a um projeto piloto realizado com alunos de sextos anos do ensino fundamental. Teve como objetivo desvelar os sentidos sobre aulas de geografia presentes nos discursos e performances fotográficas desses estudantes. Justificamos a prática metodológica pelo fato de tentar compreender melhor performances dos alunos que se demonstravam apáticos e indiferentes a propostas em sala de aula. Como metodologia para análise foi adotado um diálogo entre a Análise de Discurso de linha francesa e a Educação Performativa. Foi realizado experimentações performativas e inserção de atividades que envolvessem a corporeidade, mente e imaginação, para ensino e aprendizagem da geografia. Também, a intenção foi desconstruir sentidos significados quanto as normas tradicionais que desconsideram e disciplinam corpos e corporeidade. Se buscou trazer à tona esses sentidos, como também vislumbrar possibilidades quanto a junção da ciência geográfica e a Educação Performativa, para melhorias efetivas no processo escolar mais humanizado.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia, Educação Performativa, Efeitos de sentido.


(RE) THINKING BODY AND CORPOREITY BY PERFORMANCE AND SPEECH ANALYSIS: effects of senses present in the student speech on Geography

ABSTRACT

(Re) thinking body and corporeity by Performance and AD: Effects of senses present in the student speech on Geography. Summary This article refers to a pilot project carried out with sixth-year primary school students. It aimed to unveil the senses about Geography classes present in the speeches and photographic performances of these students. We justified the methodological practice by trying to compete the performances of the students who were apathetic and indifferent to proposals in the classroom. As a methodology for analysis, a dialogue was adopted between the French Speech Analysis and Performative Education. Performative experiments and insertion of activities that involved corporeity, mind and imagination, were carried out for teaching and learning Geography. Also, the intention was to deconstruct meanings meant as traditional norms that disregard and discipline bodies and corporeity. The aim was to bring these senses to light, as well as to envisage possibilities for the combination of geographical science and performative education, for effective improvements in the more humanized school process.

KEYWORDS

Geography, Education, Performative, Effect of sense.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biographie de l'auteur-e

Claudia Buch, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professsora de geografia da rede estadual de Santa Catarina e Paraná. Mestranda do curso em Educação: Teoria e Prática de Ensino.

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Publié-e

2019-08-19

Comment citer

Buch, C. (2019). (RE) PENSANDO CORPO E CORPOREIDADE PELA PERFORMANCE E PELA ANÁLISE DE DISCURSO: efeitos de sentidos presentes no discurso discente sobre a Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(17), 368–391. Consulté à l’adresse https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/579

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