Ensino de Cartografia e aprendizagem baseada em problemas

a construção de pesquisas em Geografia no âmbito do PIBIC - Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1322

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico, Educação Cartográfica, Pesquisa-ação

Resumo

Este estudo analisa e discute o uso dos mapas como ferramenta auxiliar na construção do raciocínio geográfico em pesquisas junto ao laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) para Ensino Médio (PIBIC-EM). A investigação, enquadrada no campo da pesquisa-ação, recorre ao Problem-based Learning (PBL) como orientador teórico-metodológico de investigação. Verificou-se que a proposta de construção do raciocínio geográfico mediada pela cartografia, cujo objetivo foi a investigação de fenômenos definidos dentro do procedimento metodológico do PBL, reforça a compreensão espacial e a reflexão crítica dos/as alunos/as pesquisadores/as da educação básica com seus respectivos temas de estudo.

Palavras-chave

Raciocínio geográfico; Educação cartográfica; Pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, Sidgley Camargo de; Cordeiro, Mariana; Freitas, Cezar Ricardo Freitas et al. Currículo do Ensino Médio: uma reflexão sobre as contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e do PIBIC-EM. In: Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, v. 5, Paraná. p. 1463-1472, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/274699814_Curriculo_do_Ensino_Medio_uma_reflexao_sobre_as_contribuicoes_do_Pacto_Nacional_pelo_Fortalecimento_do_Ensino_Medio_e_do_PIBIC-EM> Acesso em: 16 ago. 2023.

Ascenção, Valéria de Oliveira Roque; Valadão, Roberto Célio. Professor de Geografia: Entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In: Anais XII Colóquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control, Barcelona, 5-10 de mayo de 2014. Disponível em: <https://www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Valerie%20de%20Oliveira%20y%20Roberto.pdf> Acesso em: 08 abr. 2023

Brotton, Jerry. Uma história do mundo em doze mapas. Tradução: Pedro Maia. Editora Zahar. São Paulo, 2014, 616 p.

Carlini, Angélica Luciá. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: Projeto exploratório na área de relações de consumo. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

Castellar, Sonia Maria Vanzella; Moraes, Jerusa Vilhena de. Metodologias ativas: Resolução de problemas. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 256 p.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36a ed., Ed. Paz e Terra, São Paulo. 1996, 144 p.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Resolução normativa n° 017 de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2021.

Ferreira, Marcia Serra. Iniciação científica no ensino médio: reflexões a partir do campo do currículo. In: Ferreira, C.A.; Peres, S.O.; Braga, C.N.; Cardoso, M.L.M (orgs.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010. p. 229-237.

Gomes, Paulo César da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017, 160 p.

Harley, John Brian; Woodward, David. The History of Cartography: cartography in prehistoric, ancient, and medieval Europe and the Mediterranean, vol. 1. Chicago/London: University of Chicago press, 1987.

Katuta, Ângela Massumi. A leitura de mapas no Ensino de Geografia. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 8, n. 8, 2011. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/426>. Acesso em: 15 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.426

Lara, Rafael da Cunha. Ubiquidade e crise pandêmica: o que há de novo no trabalho em educação? Em Tese, v. 17, n. 2, p. 24–43, 2020 DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p24

Lima, Renan Pessina Gonçalves de; Pinto, Igor Cauê Vieira de Oliveira.; Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues.; Straforini, Rafael. Iniciação científica com ensino médio: a aprendizagem baseada em problemas como forma de investigação geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 26, p. e22, 2022. DOI: 10.5902/2236499467519. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/67519>. Acesso em: 19 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499467519

Loch, Ruth Emília Nogueira. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2006, 311 p.

Martinelli, Marcelo. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Ed. Contexto, 2011, 144 p.

Minayo, Maria Cecília de Souza; Deslandes, Suely Ferreira; Cruz Neto, Otávio et al. (orgs.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, 96 p.

Oliveira, Adriano de; Bianchetti, Lucídio. Estudantes do ensino médio e o ensino superior: explicitando o modus operandi dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. In: 38ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), São Luís/MA. Anais [...] São Luís: ANPEd, 2017. p.1-17. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/tt6cwkFhtz9V3HGRCWxp8TS/> Acesso em: 28 de fev. 2022.

Passini, Elza Yasuko. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, 224 p.

Passini, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012. 215 p.

Passini, Elza Yasuko; Carneiro, Sonia Maria Marchiorato; Nogueira, Valdir. Contribuições da alfabetização cartográfica na formação da consciência espacial cidadã. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv66n4-44679

Pereira, Bernadete Terezinha; Freitas, Maria do Carmo Duarte. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Escola do Futuro, São Paulo, v. 2, n. 8, p. 32-84, 2010.

Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Ed. Artmed. Peterson, 2000.

Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas. PRG UNICAMP 2021.

Silveira, Maria Laura. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Revista Território, [s. l.], ed. 6, 1. sem. 1999.

Simielli, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108.

Souza, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, 320 p.

Souza, Francisco Overlande Manço de; Silva, Humberto Salustriano da. Desigualdades educacionais em tempo de pandemia: os desafios dos estudantes da escola pública e das favelas cariocas em meio à crise sanitária global. Revista Espaço Crítico, Vol. 2 – N. 2 – julho de 2021.

Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2005, 136 p.

Universidade Estadual de Campinas (SP). Edital PIBIC-EM nº 1/2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. PIBIC-EM / CNPq – UNICAMP, Campinas, nº1, 2020. Disponível em: https: / www.prp.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/4/2022/06/pibic-em_editais_20202021_edital012020.pdf.> Acesso em: 10 set. 2021.

Universidade Estadual de Campinas (SP). Edital PIBIC-EM nº 2/2021. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. PIBIC-EM / CNPq – UNICAMP, Campinas, n. 2, 2021. Disponível em: < https://www.prp.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/4/2022/06/pibic-em_editais_20212022_edital022021.pdf.> Acesso em: 10 set. 2021.

Volinski, Vanessa Sabrina; Silva Filho, Claúdio Claudino da; Silva, Daniel José da et al. O PIBIC-EM como política e estratégia de aproximação da universidade com a rede de educação no ensino médio: Um relato de experiência. In: Seminário de Políticas Públicas e Sociais, v. 1, n. 1, Chapecó-SC. Resumo [...]. 2018, p. 19-20. Disponível em: <https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPPS/article/view/7867> Acesso em: 10 set. 2021.

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Pinto, I. C. V. de O., Lima , R. P. G. de, & Mendes, R. A. (2024). Ensino de Cartografia e aprendizagem baseada em problemas: a construção de pesquisas em Geografia no âmbito do PIBIC - Ensino Médio. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1322

Artigos Similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.