O TERRITÓRIO COMO FERRAMENTA ANALÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: dos dispositivos de controle à produção de multi/transterritorialidades
Palavras-chave:
Ensino, território, sujeito, aluno, mundo.Resumo
A educação utiliza dispositivos de controle. No processo de formação do estudante, as palavras de ordem e os mecanismos de integração ao mercado, tentam controlar sua força revolucionária, de resistência e de revolta, como condição de comando da sociabilidade. Para Gilles Deleuze e Félix Guattari a educação é um ato essencialmente político. Por isso, inspirado nesses autores, nossa pretensão neste ensaio é desenvolver um exercício de deslocamento conceitual, isto é, desviar o lócus conceitual de “literatura menor” para pensar uma “Geografia menor” por meio da ferramenta analítica, o conceito de território, como uma forma de subversão da própria tradição desse campo disciplinar, pensando a emergência de novos movimentos de desterritorialização na educação. Com isso pretendemos problematizar o surgimento de linhas de fuga no processo educativo e reconhecer os movimentos de luta e resistência comprometidos politicamente com os valores e práticas subversoras por meio da produção de multi/transterritorialidades.
Palavras-chave
Ensino, Controle, Território, Multi/transterritorialidades.
THE ANALYTICAL TOOLS AS TERRITORY IN GEOGRAPHY EDUCATION: the control devices the production of multi/transterritorialities
Abstract
Education uses control devices. In the student's training process, the slogans and market integration mechanisms, try to control its revolutionary strength, resistance and revolt, as sociability command condition. For Deleuze and Felix Guattari education is an essentially political act. So inspired these authors, our intention in this paper is to develop a conceptual shift of exercise, that is, away conceptual locus of “minor literature” to think a “minor Geography” by analytical tool, the concept of territory, as a form of subversion of the very tradition of this disciplinary field, thinking the emergence of new dispossession movements in education. With this we intend to discuss the emergence of escape routes in the educational process and to recognize the movements of struggle and resistance politically committed to the values and subversive practices through the production of multi/transterritorialities.
Keywords
Education, Control, Territory, Multi/transterritorialities.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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