Fotografias das paisagens vividas como ponto de partida para o ensino de Geomorfologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1433

Palavras-chave:

Geomorfologia, Paisagem, Ensino de Geografia, Fotografia

Resumo

Este artigo busca apresentar uma proposta de ensino de Geomorfologia, desenvolvida no ano de 2019, nas aulas de Geografia, do primeiro ano do ensino médio, em escola localizada no município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia. A sequência de atividade evidenciou que a objetividade da imagem (fotografia, desenho, croqui) é uma potente ferramenta para ampliar e facilitar a compreensão do relevo e suas conexões para a leitura do mundo. Assim, o estudo da Geomorfologia a partir das experiências cotidianas vai se complexificando com o auxílio de teorias, cartografias, esquemas e outras formulações. Como resultado, as imagens e textos construídos pelos alunos foram socializados em sala de aula, ampliando, entre outras questões, o pertencimento e reconhecimento do território. 

Palavras-chave

Geomorfologia; Paisagem; Ensino de Geografia; Fotografia.

 

Photographs of landscape experienced as a starting point for teaching Geomorphology

Abstract

This article seeks to present a proposal for teaching geomorphology, developed in 2019 in geography classes in the first year of high school, in a school located in the municipality of Presidente Tancredo Neves, Bahia. The activity sequence showed that the objectivity of the image (photography, drawing, sketch) is a powerful tool to expand and facilitate the understanding of relief and its connections for reading the world. Thus, the study of geomorphology based on everyday experiences becomes more complex with the help of theories, cartography, schemes and other formulations. As a result, the images and texts created by the students were socialized in the classroom, expanding, among other issues, the belonging and recognition of the territory.

Keywords

Geomorphology; Landscape; Teaching Geography; Photography.

 

Fotografías de los paisajes vividos como punto de partida para la enseñanza de la Geomorfología

Resumen

Este artículo busca presentar una propuesta de enseñanza de la geomorfología, desarrollada en 2019, en las clases de geografía del primer año de secundaria, en una escuela ubicada en el municipio de Presidente Tancredo Neves, Bahia. La secuencia de actividades mostró que la objetividad de la imagen (fotografía, dibujo, boceto) es una poderosa herramienta para ampliar y facilitar la comprensión del relieve y sus conexiones para la lectura del mundo. Así, el estudio de la geomorfología basado en experiencias cotidianas se vuelve más complejo con la ayuda de teorías, cartografía, esquemas y otras formulaciones. Como resultado, las imágenes y textos creados por los estudiantes fueron socializados en el aula, ampliando, entre otras cuestiones, la pertenencia y el reconocimiento del territorio. 

Palabras clave

Geomorfología; Paisaje; Enseñanza de Geografía; Fotografía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Tradução de Maria de Lourdes Teixeira. 5. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2001.

BARBOSA, J. S. F.; SABATÉ, P. Colagem Paleoproterozóica de Placas Arqueanas do Cráton do São Francisco na Bahia. Revista Brasileira de Geociências, 33 (1 Suplemento), p. 7-14, 2003. DOI: https://doi.org/10.25249/0375-7536.200333S10714

CALLAI, Helena C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.); CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre, RS: Mediação, 2000. p. 83-131.

CAVALCANTI, Lucas C. S. Cartografia de Paisagens - Fundamentos. Oficina de textos: São Paulo, 2014. 96 p.

CFR - Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Sequência histórica de dados pluviométricos da Casa Familiar Rural. Presidente Tancredo Neves, 2019.

CLAVAL, Paul. A paisagem dos geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny (Org.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. p. 13-75.

CREPANI, Edson; MEDEIROS, J. S. de; HERNANDEZ, P. H.; FLORENZANO, Tereza G.; DUARTE, Valdete; Barbosa, Claudio C.F. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicados ao Zoneamento Ecológico-econômico e ao ordenamento territorial. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2001.

DARDEL, Éric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FREIRE, Paulo. A ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIROTTO, Eduardo D. Formando leitores de mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo. Boletim Campineiro de Geografia, v. 5, n. 2, p. 231–247, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-campineiro/article/view/2593. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.233

Global Service Drones. Imagem obtida por drone. Disponível em: https://www.facebook.com/globalservicedrones. Acesso em: 1 dez. 2024.

LENINE. Oswaldo L. M. P. Chão. Intérprete: Lenine. Álbum: Chão. Rio de Janeiro: Universal Music, 2011. Disponível em: https://www.lenine.com.br. Acesso em: 9 dez. 2024.

PIRES, Mateus Marchesan; CAVALCANTI, Lana de Souza. A imagem e seus aportes ao desenvolvimento do pensamento e das funções mentais no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 381-402, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/749. Acesso em: 22 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.749

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOREIRA, Marco A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.

RADAMBRASIL. Levantamento de recursos naturais. Rio de Janeiro: Projeto RADAMBRASIL, 1983.

ROSS, Jurandyr L. S. Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizado. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo - SP, n. 8, p.24 30, 1994. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.1994.0008.0006

ROSS, Jurandyr L. S. Geomorfologia, ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1990. 88 p.

SOUZA, Carla J. O.; VALADÃO, Roberto C. Habilidades e competências no pensar e fazer geomorfologia: proposta para a formação em geografia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 93–108, 2015. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/99768. Acesso em: 1 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.99768

SUERTEGARAY, Dirce M. A. Terra: Feições Ilustradas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

Tic Kids Online Brasil. TIC Kids Online Brasil 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais.

Downloads

Publicado

14/05/2025

Como Citar

Matos, D. de A. (2025). Fotografias das paisagens vividas como ponto de partida para o ensino de Geomorfologia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 15(25), 05–29. https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1433