GRAÚNA: ...voos e cantos de crianças no currículo quilombola de uma comunidadescola...
Palavras-chave:
Geografias de crianças, Currículos vividos, Comunidadescola.Resumo
Problematizar (im)possibilidades de voos e (en)cantos num currículo vivido por crianças em geografias de uma comunidade quilombola, nos anos iniciais escolares, motivou este trabalho. A composição metodológica, numa concepção de pesquisa com cotidiano, abarcou conversações e narrativas em recreios, aulas e visitas à escola de Graúna, Itapemirim – Espírito Santo. Entendendo que um currículo vivido soma planos de ensino e aprendizagens, experimentadas no cotidiano escolar, invadindo vida de comunidade, para além muros de escola, estruturando negociações em rodas de conversações, convida-se autores, cujas compreensões amparam essas questões, para formulações de conceitos, como comunidadescola. A comunidade de Graúna guarda peculiaridade de registro quilombola por ancestralidade de seu povo, sem movimento de resistência para manutenção de território e sem identidade quilombola assumida por tradição cultural. A ação curricular da escola, em ações pedagógicas, elabora o enredamento comunidadescola, para (re)criar identidade quilombola na comunidade. Geografias de crianças graúnas transitam entre paisagens metafóricas e concretas, onde o portão sempre aberto da escola não prende esperança, mas dá liberdade para pequenas asas se prepararem para voar mundo afora, cantando identidades e bem querer de histórias vividas em diferentes tempos, no impulso proporcionado por uma comunidadescola, chamada Graúna - não por acaso.
Palavras-chave
Geografias de crianças, Currículos vividos, Comunidadescola.
GRAÚNA: ...flights and sings of children “Quilombola’s” Curriculum
Abstract
Problematize (im)possibilities of flights and chants in a curriculum lived by children in the areas of a quilombola community, in their first school years, motivated this work. The methodological composition, in a concept of daily research, encompassed conversations and narrations in recesses, classes and visits to the Graúna School, Itapemirim – Espírito Santo. Understanding that a lived curriculum adds teaching plans and learning, experienced in the daily academic life, invading community life, to beyond the school boundaries, structuring negotiations in conversations, authors whose comprehensions support these questions are invited to formulation of concepts, such as community/school. Graúna’s community holds peculiarity of quilombola registration by ancestry of its people, without a resistance movement for territory maintenance and without quilombola identity admitted by cultural tradition. The school’s curricular act, in pedagogical gesture, elaborates the entanglement community/school to (re)create the quilombola identity in the community. The reality of the Graúna children moves through figurative and concrete sights, where the open gates of the school do not encage hope, but give freedom for the little wings to prepare to fly over the world, chanting identities and well-being of stories lived in different times, in the impetus provided by a community/school, called Graúna – not by chance.
Keywords
Reality of children, Lived curriculum, Community/school.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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