A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: uma análise dos documentos normativos
Palavras-chave:
Educação Indígena, RCNEI, Geografia.Resumo
A educação indígena na atualidade insere-se como importante ramo de pesquisa em diferentes campos científicos, caracterizando-se como objeto de um extraordinário esforço de crítica sistemática. Multiplicam-se as leituras em busca de compreender todo o complexo envolvendo os povos tradicionais, suas culturas, modos de vida, formas de ensino, que em muitos casos já se perderam em contato com a cultura ocidental. A educação indígena traz à tona questões que perpassam a jurisdição governamental, atribuindo ao Estado um papel fundante no que concerne à garantia dessa educação e à forma como ela se desenvolve. Assim, o artigo analisa a educação indígena escolar no Brasil, centrando-se nos temas referentes às etapas jurídicas de implementação desta modalidade diferenciada de educação e a utilização do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas no ensino de Geografia. Contextualização a evolução da educação indígena brasileira e a discussão referente à importância, limites e desafios do referencial supracitado como instrumento de alicerce ao ensino de Geografia.
Palavras-chave
Educação Indígena, RCNEI, Geografia.
GEOGRAPHY AND INDIGENOUS EDUCATION: support with the regulatory review of documents
Abstract
The education of indigenous peoples is an important field of current research in many scientific disciplines, and can be characterized as the object of a considerable input of systematic analysis. The available data on the complex issues of traditional peoples, their culture, lifestyles, and teaching practices (many of which have been lost through contact with western civilization) have increased considerably in recent years. The education of indigenous peoples raises a series of questions with regard to the fundamental juridical role of the state in terms of guaranteeing this process and the approaches adopted for its development. The present study thus evaluates the school education system for indigenous Brazilian peoples, focusing on the juridical stages of the implantation of this differential mode of education and the application of the National Curriculum for Indigenous Schools to the teaching of Geography. The study also contextualizes the evolution of the indigenous education system in Brazil, and discusses the importance, limits, and challenges of the national curriculum as a reference base for the teaching of Geography.
Keywords
Education of indigenous peoples, National Curriculum for Indigenous Schools, Geography.
ISSN: 2236-3904
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