Geografia socioambiental no Ensino Fundamental:
um estudo de revisão nas teses e dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1005Palavras-chave:
Ensino, Geografia Socioambiental, Ensino FundamentalResumo
Este artigo, amparado em uma pesquisa do tipo estado da arte, tem por objetivo analisar a relação entre o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e o meio ambiente, a partir de resumos extraídos da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desde o primeiro documento disponível nessa base (1967) até 2019. A categorização das temáticas foi realizada a partir das áreas do conhecimento – geografia e educação – definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o auxílio do software de análise de dados ATLAS.ti. Os resultados apontam para o desenvolvimento de temáticas socioambientais no campo da geografia, amparadas, sobretudo, na corrente humanista do pensamento geográfico. As pesquisas são oriundas predominantemente das regiões Sudeste e Sul do país e apresentam temáticas que buscam elucidar como o ensino pode auxiliar na compreensão da relação entre o ser humano e o meio ambiente.
Palavras-chave
Ensino, Geografia Socioambiental, Ensino Fundamental
Geografía socioambiental en la educación primária: un estudio de revisión en tesis y disertaciones brasileñas
Resumen
Este artículo, respaldado por una investigación del tipo estado del arte, tiene como objetivo analizar la relación entre la enseñanza de Geografía, en Educación Primaria y el medio ambiente, a partir de los resúmenes extraídos de la Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desde el primer documento disponible en esta biblioteca (1967) hasta 2019. Los temas se clasificaron en función de las áreas de conocimiento – geografía y educación – definidas por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Los resultados apuntan al desarrollo de temas socioambientales en el campo de la geografía, apoyados principalmente por la corriente humanista del pensamiento geográfico. Las investigaciones se originan principalmente en las regiones sureste y sur del país y presentan temas que buscan dilucidar cómo la enseñanza puede ayudar a comprender la relación entre los seres humanos y el medio ambiente.
Palabras clave
Enseñanza, Geografía Socioambiental, Educación Primaria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).