Geografia socioambiental no Ensino Fundamental:

um estudo de revisão nas teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Diego Andrade de Jesus Lelis Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniele Saheb Pedroso Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Daniela Gureski Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1005

Palavras-chave:

Ensino, Geografia Socioambiental, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo, amparado em uma pesquisa do tipo estado da arte, tem por objetivo analisar a relação entre o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e o meio ambiente, a partir de resumos extraídos da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desde o primeiro documento disponível nessa base (1967) até 2019. A categorização das temáticas foi realizada a partir das áreas do conhecimento – geografia e educação – definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o auxílio do software de análise de dados ATLAS.ti. Os resultados apontam para o desenvolvimento de temáticas socioambientais no campo da geografia, amparadas, sobretudo, na corrente humanista do pensamento geográfico. As pesquisas são oriundas predominantemente das regiões Sudeste e Sul do país e apresentam temáticas que buscam elucidar como o ensino pode auxiliar na compreensão da relação entre o ser humano e o meio ambiente.

Palavras-chave

Ensino, Geografia Socioambiental, Ensino Fundamental

 

Geografía socioambiental en la educación primária: un estudio de revisión en tesis y disertaciones brasileñas

Resumen

Este artículo, respaldado por una investigación del tipo estado del arte, tiene como objetivo analizar la relación entre la enseñanza de Geografía, en Educación Primaria y el medio ambiente, a partir de los resúmenes extraídos de la Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desde el primer documento disponible en esta biblioteca (1967) hasta 2019. Los temas se clasificaron en función de las áreas de conocimiento – geografía y educación – definidas por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Los resultados apuntan al desarrollo de temas socioambientales en el campo de la geografía, apoyados principalmente por la corriente humanista del pensamiento geográfico. Las investigaciones se originan principalmente en las regiones sureste y sur del país y presentan temas que buscan dilucidar cómo la enseñanza puede ayudar a comprender la relación entre los seres humanos y el medio ambiente.

Palabras clave

Enseñanza, Geografía Socioambiental, Educación Primaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização em Tutoria em Educação a Distância e EJA. Em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade. Está Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Complexidade-GEPEACOM na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba-PR.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima - coordenado por Alfredo Pena-Vega do Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França. Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha teoria e prática pedagógica na formação de professores. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis(UFPR, 2015), e em Educação Infantil (UNINTER) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela UFPR. Membro do Grupo de pesquisa: Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (PUCPR). Atua no assessoramento pedagógico de escolas com foco na formação continuada de professores, escrita de materiais pedagógico na Educação Infantil e ensino superior,

 atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, Educação Infantil, Educação Ambiental,Formação docente e Prática pedagógica.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Lelis, D. A. de J., Pedroso, D. S., & Rodrigues, D. G. (2022). Geografia socioambiental no Ensino Fundamental:: um estudo de revisão nas teses e dissertações brasileiras. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–33. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1005

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.