Carta na manga:
o uso de jogos na educação geográfica
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1047Palavras-chave:
Jogo geoconexões, Educação Geográfica, Ensino FundamentalResumo
O artigo discute a produção e uso de jogos geográficos na educação básica, além de apresentar o jogo como importante dispositivo didático-pedagógico para dinamizar o ensino de Geografia, pois o jogo é uma linguagem lúdica que permite o despertar da curiosidade e instiga a vontade de aprender de forma prazerosa. Esta produção é um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, cujo objetivo foi fazer uma análise a respeito das contribuições do uso dos jogos didáticos para o ensino de Geografia. O lócus da proposta investigativa foram turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), localizado em Serrolândia-BA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação. Para chegarmos aos resultados nos valemos da produção e da utilização do Jogo “Geoconexões: sociedade de consumo e sustentabilidade”, usado em três turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental do referido colégio, além das observações participantes e das entrevistas semiestruturadas com dois professores que trabalham nas turmas escolhidas. Por meio desta prática educativa, ficou evidente que os jogos possibilitam maior envolvimento dos estudantes com conteúdos trabalhados e que a sua produção contextualiza a realidade e possibilita a aprendizagem significativa no âmbito da Geografia escolar.
Palavras-chave
Jogo geoconexões, Educação Geográfica, Ensino Fundamental.
Ace up the sleeve: the uso of games in geographical education
Abstract
This article discusses the production and use of geographical games in basic education, in addition to presenting the game as an important didactic-pedagogical device to streamline the teaching of Geography, as the game is a playful language that allows the awakening of curiosity and instigates the desire to learn in a pleasant way. This production is an unfoldment of an End of Course Paper (known as TCC), from the course of Degree in Geography at Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina, in which the objective was to analyze the contributions in using didactic games for Geography teaching. The locus of the investigative proposal were classes from the 9th Year of Elementary School II, from the Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS). It is, therefore, a qualitative research in education, of the action research type. To reach the results, it was used the production and use of the game “Geoconexões: sociedade de consumo e sustentabilidade” in three classes of 9th Year of Elementary School II at in addition to participating observations and semi-structured interviews with two teachers who work in the chosen classes. Throug this educational pratice it was possible to see that games allow a greater student involvement with the worked contents and that their production contextualizes reality, developing geographical reasoning and meaningful learning within the scope of School Geography.
Keywords
Geoconnection games; Geographic Education; Elementary School.
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