A obra do BRT Norte-Sul de Goiânia e suas possibilidades para o ensino de Geografia

uma prática no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1243

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Ensino de cidade, Obras do BRT, Mobilidade urbana, Paisagem

Resumo

O artigo apresenta uma junção de conhecimentos para o desenvolvimento de um percurso didático realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, na cidade de Goiânia/GO. Os estudantes participaram de uma oficina, na qual espera-se que tenham adquirido conhecimentos sobre sua espacialidade, fortalecendo a compreensão de sua vivência cotidiana e local. Utilizou-se, para o desenvolvimento deste, as linguagens e diálogos entre a realidade do aluno e o conteúdo de Geografia. O percurso didático foi fundamentado em Cavalcanti (2019), com o objetivo de problematizar a cidade vivenciada pelos discentes, a fim de compreenderem a dinâmica da mobilidade urbana da linha do BRT (Bus Rapid Transit) e seus impactos na paisagem. Portanto, a partir da análise desses conteúdos, atrelados ao direito à cidade, propõe-se discutir problemas cotidianos causados aos transeuntes das áreas circunvizinhas ao recorte espacial delimitado. Como resultado do percurso didático, pretendeu-se a compreensão da dinâmica urbana, por meio da articulação entre os conteúdos da Geografia referentes à cidade, à paisagem e à mobilidade urbana, tendo como evento as obras do BRT. Assim, a prática desenvolvida no âmbito do ensino-aprendizagem da Geografia fortalece a reflexão que os jovens escolares possuem sobre o seu lugar, impactado por uma grande obra de mobilidade urbana. Espera-se, assim, contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial e do pensamento geográfico com situações de ensino em que o aluno perceba e entenda seu espaço, com os fatos e fenômenos na sua realidade.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Ensino de cidade, Obras do BRT, Mobilidade urbana, Paisagem.

 

The BRT North-South work in Goiânia and its possibilities for teaching Geography: a practice in the 9th Year of Elementary School

Abstract

The article presents a work, a combination of knowledge for the development of a didactic path carried out with a group of the 9th grade of Elementary School, in Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, in the city of Goiânia - GO. A workshop was worked with the students, in which we hope that the students have acquired knowledge about their spatiality, strengthening the understanding of their daily and local experience. We used the language for the development of the languages ​​and a dialogue between the reality of the student with the content of Geography. The didactic path was based on Cavalcanti (2019), with the aim of problematizing the city experienced by students to understand the dynamics of urban mobility on the BRT line (Bus Rapid Transit) and its impacts on the landscape. Therefore, these contents linked to the right to the city were intended to discuss everyday problems caused to passers-by from the surrounding areas to the delimited spatial cut. As a result of the didactic journey, the intention was to understand the urban dynamics, through the articulation between the contents of Geography referring to the city, the landscape and urban mobility, having the BRT works as an event. Thus, the practice developed within the teaching-learning scope of Geography, strengthens the reflection that young students have about their place, impacted by a great work of urban mobility. We hope to contribute to the development of spatial thinking and geographical thinking with teaching situations in which the student perceives and understands his space, with the facts and phenomena in his reality.

Keywords

Geography teaching, City teaching, BRT works, Urban mobility, Landscape.

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Publicado

19/06/2023

Como Citar

Veloso, C. M., Brito, M. C. de, & Almeida, R. M. de. (2023). A obra do BRT Norte-Sul de Goiânia e suas possibilidades para o ensino de Geografia: uma prática no 9º ano do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1243

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