A mulher nos documentos oficiais curriculares que regulamentam e constroem o livro didático de Geografia

Authors

  • Mariana Brockes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1248

Keywords:

Documentos curriculares, Gênero, Livro Didático, Geografia

Abstract

This article aims to analyze gender discussions within the official curricular documents that regulate education and contribute to the elaboration of Geography textbooks approved and distributed by the National Program for Books and Didactic Material (PNLD). Investigating, therefore, the quality of these gender discussions and problematizing the absence, when necessary, also trying to understand the processes for the construction of the discourses present in these official curriculum documents.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. 4. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

BITTENCOURT, C. M. F. Apresentação da seção em foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, set./dez. 2004, v.30, n.3, p.471-473. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld. Acesso em: 14 nov. 2021.

BOLLMANN, M. e AGUIAR, L. LDB: projetos em disputa: Da tramitação à aprovação em 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 407-428, jul./dez. 2016.

CARDOSO, L. e MELO, R. Construção do critério gênero no programa nacional do livro didático (2006-2020). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 63-83, jan./mar. 2021.

CORRÊA, G. S.; MEIRELES, M. M de. Eurocentrismo e colonialidade nos livros didáticos de Geografia: narrativas, hierarquias e disputas epistêmicas. Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo [e-book] / Organizadores: Ivaine Maria Tonini et al. – São Leopoldo: Oikos, 2018.

DOSSIÊ VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. Violência contra as mulheres em dado. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-em-dados/. Acesso em: 9 set. 2021.

FERNANDES, F. A Contestação necessária: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionários. Ática: São Paulo, 1995.

FOLTER, R. 2021. Igualdade salarial entre homens e mulheres. Politize, 2021 Disponível em: https://www.politize.com.br/igualdade-salarial-entre-homens-e-mulheres/. Acesso em: 15 mai. 2022.

FONSECA, T. Livro didático de História: lugar de memória e formador de identidades. In: Anais do Simpósio Nacional da Associação Nacional de História. Anais [...]. São Paulo: Humanitas. 1999. p. 203-212.

GIROTTO, E. Dos PCNs a BNCC: o ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. GeoUERJ, v. 0, n. 30, p. 419–439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/23781. Acesso em: 9 dez. 2020.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez., 1997.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MACEDO, E. e RANNIERY, T. Políticas públicas de currículo: diferença e a ideia de público. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 739-759, set./dez. 2018.

MARTÍNEZ, A. S.; MOYA, J. R.; MUNOZ, M. Mujeres, Espacto y Sociedad - Hacia una Geografía del Género. Madrid: Síntesis, 1995.

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso. Proposições, São Paulo, v. 17, n. 1, p.118-136, 2006.

MELLO, K. Com pouca representatividade política, mulheres ainda buscam direitos. [S. l.], 9 mar. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-03/com-pouca-representatividade-politica-mulheres-ainda-buscam-direitos. Acesso em: 20 set. 2021.

MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Sintra, Portugal: Europa-América, 1996.

MULHER360. MM360 explica os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating. [S. l.], 18 nov. 2016.

NASCIMENTO, M. L. CHIARADIA, Cristiana de França. A retirada da orientação sexual do currículo escolar: regulações da vida. Jornal of Education, vol. 5, issue 01, Sisyphus. 2017. p. 101 – 116.

REYNOLDS, M. Machine learning reveals lack of female screen time in top films. Newscientist. Disponível em: https://www.newscientist.com/article/2123926-machine-learning-reveals-lack-of-female-screen-time-in-top-films/#ixzz76BcjjUTZ. Acesso em: 9 set. 2021.

SANTOS, M.; SILVA, J. S Geografias feministas na base nacional comum curricular: discussões de gênero, sexualidade e racialidades nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Espaço em Revista, v. 23, n. 1,jan./jun. 2021, p.55-88.

SILVA, J. M. Geografias Subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009.

SILVA, S. M. V. da. Geografia e Gênero/Geografia Feminista - O que é isso? Boletim Gaúcho de Geografia, 1998.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: TADEU, Tomaz Tadeu da. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000, p. 73-102.

Published

2023-10-08

How to Cite

Brockes, M. (2023). A mulher nos documentos oficiais curriculares que regulamentam e constroem o livro didático de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1248

Similar Articles

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.