Desafios e possibilidades da prática como componente curricular na formação de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1255Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em Geografia, Prática como Componente CurricularResumo
No presente artigo são apresentadas discussões sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores, com ênfase na Prática como Componente Curricular (PCC), seus desafios e possibilidades no contexto dos cursos de Licenciatura em Geografia. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e sua coleta de informações foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso, professores formadores e grupos de discussão com os estudantes concluintes dos cursos em 2017 de duas Instituições de Ensino Superior de Goiás. A partir do diálogo com professores formadores e estudantes concluintes em duas universidades públicas goianas, discorre-se acerca dos desafios que permeiam a implementação e a operacionalização da PCC. Além disso, apresenta-se uma proposta de percurso didático como alternativa para a superação dos desafios apontados, os quais evidenciam a necessidade de práticas formativas que propiciam uma interconexão com os conhecimentos profissionais do professor de Geografia. Assim, contribui com o processo de construção do conhecimento pedagógico sobre os conteúdos geográficos.
Palavras-chave
Formação de professores, Licenciatura em Geografia, Prática como Componente Curricular.
Challenges and possibilities of practice as a curriculum component in teacher education in Geography
Abstract
This article presents discussions on the relationship between theory and practice in teacher education, with emphasis on Practice as a Curricular Component (PCC), its challenges and possibilities in the context of the degree in Geography. This is an investigation of a qualitative nature and its collection of information was led through semi-structured interviews with course coordinators, teacher trainers and discussion groups with students graduating from courses in 2017 from two Higher Education Institutions in Goiás. From the dialogue with teacher trainers and graduating students in two public universities in Goiás, the challenges that permeate the implementation and operationalization of the PCC are discussed. Also, a proposal for a didactic course is presented, as an alternative for overcoming the challenges mentioned, which highlights the need for training practices that provide interconnection with the professional knowledge of the Geography teacher, in order to contribute to the construction process of pedagogical knowledge about geographic contents.
Keywords
Teacher training, Degree in Geography, Practice as a Curricular Component.
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