Imagens do globo terrestre ecoam em imaginações geográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1362

Palavras-chave:

Recursos visuais, National Geographic, Educação geográfica

Resumo

Este artigo tem como meta a exposição de resultados preliminares de pesquisa científica que centra-se na análise de imagens do globo terrestre veiculadas pela revista National Geographic no período da década de 1970 até a década de 2020. A investigação abarca a busca por uma interpretação a respeito das imagens que permita o entendimento de como são apropriadas, ou seja, da forma como são apresentadas e das funções que exercem quando dispostas nas páginas do periódico, e, ainda, o entendimento de suas relações com a formação de imaginações geográficas. O estudo efetiva-se por meio de uma leitura arqueogenealógica lastreada em Michel Foucault e resultou, até o momento, na detecção de três tipos de representações gráficas da Terra: desenhos, fotografias e imagens de satélites, que exercem quatro principais funções: como referência à National Geographic Society; como indicação da localização de dinâmicas na superfície terrestre; como referência ao Planeta Terra como nosso lar; como referência a uma ideia de globalização atrelada, por vezes, à uma tônica socioambiental de bens de consumo, serviços e/ou instituições. À vista disso, conclui-se que as imagens do globo terrestre dispostas na revista configuram-se como valiosos recursos visuais que atuam na formação de imaginações geográficas e que seus possíveis impactos sobre a educação geográfica devem estar sob os nossos olhos investigativos.

Palavras-chave

Recursos visuais; National Geographic; Educação geográfica.

 

Images of the terrestrial globe echo in geographical imaginations

Abstract

This article aims to present preliminary results of scientific research that focuses on the analysis of images of the globe published by National Geographic magazine from the 1970s to the 2020s. The investigation encompasses the search for an interpretation of respect for images that allows the understanding of how they are appropriated, that is, the way they are presented and the functions they perform when arranged on the pages of the periodical, and, also, the understanding of their relationships with the formation of geographic imaginations. The study is carried out through an archaeogenealogical reading based on Michel Foucault and has resulted, to date, in the detection of three types of graphic representations of the Earth: drawings, photographs and satellite images, which perform four main functions: as a reference to National Geographic Society; as an indication of the location of dynamics on the Earth's surface; as a reference to Planet Earth as our home; as a reference to an idea of ​​globalization linked, sometimes, to a socio-environmental tone of consumer goods, services and/or institutions. In view of this, it is concluded that the images of the globe displayed in the magazine are valuable visual resources that act in the formation of geographic imaginations and that their possible impacts on geographic education must be under our investigative eyes.

Keywords

Visual resources; National Geographic; Geographic education.

 

Imágenes del globo resuenan en el imaginario geográfico

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar resultados preliminares de una investigación científica que se centra en el análisis de imágenes del globo terráqueo publicadas por la revista National Geographic desde la década de 1970 hasta la década de 2020. La investigación abarca la búsqueda de una interpretación del respeto a las imágenes que permita comprender cómo. su apropiación, es decir, la forma en que se presentan y las funciones que desempeñan cuando se disponen en las páginas del periódico, y, también, la comprensión de sus relaciones con la formación de los imaginarios geográficos. El estudio se lleva a cabo a través de una lectura arqueogenealógica basada en Michel Foucault y ha dado como resultado, hasta la fecha, la detección de tres tipos de representaciones gráficas de la Tierra: dibujos, fotografías e imágenes de satélite, que cumplen cuatro funciones principales: como referencia para Sociedad Geográfica Nacional; como indicación de la ubicación de la dinámica en la superficie de la Tierra; como referencia al Planeta Tierra como nuestro hogar; como referencia a una idea de globalización ligada, en ocasiones, a un tono socioambiental de bienes de consumo, servicios y/o instituciones. Ante esto, se concluye que las imágenes del globo terráqueo expuestas en la revista son recursos visuales valiosos que actúan en la formación de imaginaciones geográficas y que sus posibles impactos en la educación geográfica deben estar bajo nuestra mirada investigativa.

Palabras clave

Recursos visuales; National Geographic; Educación geográfica.

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Biografia do Autor

Vanessa Pâmela Tomelin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva da Educação Básica, integral, tecnológica e bilíngue do CEIT Leonel de Moura Brizola (Magistério Público Municipal de Bombinhas/SC).  Integrante do Grupo de Pesquisa ATLAS/UDESC.

Astrid Nicoly Dallagnoli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa ATLAS/UDESC.

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa ATLAS/UDESC.

 

 

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Publicado

08/10/2024

Como Citar

Tomelin, V. P., Dallagnoli, A. N., & Nunes Chaves, A. P. (2024). Imagens do globo terrestre ecoam em imaginações geográficas . Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1362

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