ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico.

Resumo

Saber estratégico para a compreensão do mundo atual, o raciocínio geográfico ocupa lugar secundário nas práticas de ensino de geografia que privilegiam uma lógica de planejamento pautado no conteudismo e na repetição. A partir disso, este trabalho busca discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino de geografia para formação de um sujeito que seja capaz de compreender e estabelecer relações espaço-temporais entre fenômenos e processos, aparentemente, desconectados. Para tanto, analisamos algumas ações que consideramos necessárias para que a busca pela construção do raciocínio geográfico se torne objetivo fundamental no ensino de geografia na Educação Básica, dialogando com as contribuições do pedagogo russo Pistrak (1888-1940) no que refere à organização do currículo escolar

Palavras-chave

Planejamento, Ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico.

 

TEACHING GEOGRAPHY AND GEOGRAPHIC REASONING: the contributions of Pistrak for overcoming the curriculum dichotomy

Abstract

Knowing strategic understanding of today's world, the geographic reasoning occupies a secondary place in geography teaching practices that emphasize a logical planning process based on conteudismo and repetition. From this, this paper discusses the importance of geographical reasoning in teaching geography to the formation of a guy who is able to understand and establish spatio-temporal relations between phenomena and processes, apparently disconnected. To do so, we analyze some actions we consider necessary for the pursuit of building the geographic reasoning becomes fundamental goal in geography teaching in basic education, dialogue with the contributions of the Russian pedagogue Pistrak (1888-1940) in relation to the organization of the curriculum academic.

Keywords

Planning, Teaching Geography, Geographic Reasoning.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão.

Bacharel e Licenciado em Geografia, USP. Mestre em Geografia Humana, USP, Doutor em Geografia Humana, USP. Prof. Adjunto do Colegiado de Geografia, UNIOESTE, Francisco Beltrão, PR.

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Publicado

01/09/2015

Como Citar

Girotto, E. D. (2015). ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 5(9), 71–86. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/144

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