O DOMÍNIO DO SENSÍVEL E DA REPRESENTAÇÃO NA INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA

Autores

  • Lígia Maria Brochado de Aguiar Departamento de Geociências Curso de Geografia Universidade federal de São João del-Rei -UFSJ/MG

Palavras-chave:

Linguagem, Atlas escolares municipais, Desenhos.

Resumo

A argumentação básica deste trabalho é que quase sempre se esquece que as experiências pedagógicas são também experiências de subjetivação que ocorrem no interior de uma rede discursiva e de seus regimes de verdade.  O objeto de análise são as narrativas visuais produzidas pelos alunos dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, a partir de atividades desenvolvidas com a utilização do Atlas Escolar de Sumaré-SP. A partir dessa análise procuramos extrair visibilidades. O que enfim, apresentamos é como o caminho pedagógico da iniciação cartográfica, em seu itinerário do desenho ao mapa, precisa considerar nas atividades de ensino, a capacidade dos alunos de viver poeticamente a leitura do mundo.

Palavras-chave

Linguagem, Atlas escolares municipais, Desenhos.

 

THE DOMAIN OF THE SENSIBLE AND THE CARTOGRAPHIC REPRESENTATION INITIATION

Abstract

The basic argument of this paper is that almost always forget that learning experiences are also experiences of subjectivity that occur within a discursive network and its regimes of truth. The object of analysis is the visual narratives produced by students of the lower grades of elementary school, from an activity developed during the preparation of the School Atlas of gestational - São Paulo. From this analysis we seek to extract visibilities. What finally present is because the educational path of cartographic initiation, drawing on their itinerary to the map need to consider in teaching activities, students' ability to live poetically reading the world.

Keywords

Language, Atlas municipal school, Drawings.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Lígia Maria Brochado de Aguiar, Departamento de Geociências Curso de Geografia Universidade federal de São João del-Rei -UFSJ/MG

Possui longos anos de dedicação ao ensino público estadual de São Paulo. Trabalha com os seguintes temas: cartografia escolar, educação e geografia, dinâmicas agrícolas e sociologia do meio ambiente.

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Publicado

30/09/2014

Como Citar

Aguiar, L. M. B. de. (2014). O DOMÍNIO DO SENSÍVEL E DA REPRESENTAÇÃO NA INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(7), 44–56. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/145