MUNDO-RUA: conceito fotografado por crianças

Autores

  • Regina Célia Frigério UFF

Palavras-chave:

Fotografia, Mundo-rua, Lugar, Geografia da Infância.

Resumo

Ao conhecer a Rua Darci Vargas, em São João de Meriti, Rio de Janeiro, reservada aos domingos e feriados para lazer, tentei compreender as vivências das crianças dali, na perspectiva da Geografia da Infância. As crianças, sujeitos desta pesquisa, me apresentaram suas transposições espaciais ultrapassando a delimitação da rua. Nos caminhos percorridos com a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, utilizei fotografias feitas pelas crianças, como parte de suas narrativas. Fotografando, narrando e brincando, as crianças me mostraram como estabeleciam relações espaciais com lugares de vivências e como expandiam suas espacialidades em zonas de fronteiras, na construção de horizontes largos, capazes de conter o que apresento como mundo-rua. Neste trabalho, resgato conceitos de meu mestrado, ampliando compreensões e deixando emergir outra percepção espacial das crianças, que denomino como espaços periféricos. Como outros achados de pesquisa, aponto a relação da criança com o espaço, mediada principalmente por outras crianças, na brincadeira. As narrativas imagéticas e orais das crianças dizem que elas não vivem o espaço como área e sim como intensidade, como “lugar de criança”, promotor de desenvolvimento humano.

Palavras-chave

Fotografia, Mundo-rua, Lugar, Geografia da Infância.


El MUNDO-CALLE: concepto fotografado por niños

Abstract

Al conocer la calle Darci Vargas en  San Juan de Meriti, Rio de Janeiro, cerrada los domingos y feriados para promover los momentos de ocio, intente compreender las vivencias de los niños, en la perspectiva de la Geografia de la Infância. Los niños sujetos de esta investigación, me presentaron sus trasposiciones de espacio ultrapasando los limites de la calle. Em los caminos recorridos con la investigación cualitativa, de cuño etnográfico, utilicé fotografias hechas por ellos, como parte de sus narrativas. Fotografando, narrando y jugando, los niños me mostraron como establecian relaciones espaciais com lugares de experiencias y como expandian sus especialidades em zonas fronterizas, en la construcción de horizontes amplios, capaces de contener el mundo como yo lo presento en la calle. En este trabajo, rescato conceptos principales de mi Maestrado, ampliando surgen interpretaciones y dejando emergir diferentes percepciones espaciales de los niños. Como otros resultados de la investigación señalo la relación del niño con el espacio mediada principalmente por sus compañeros en el juego. Los relatos de las imágenes y las presentaciones orales dicen que ellos no viven el espacio como área y si como intensidad, como “el lugar del niño”, promotor del desarrollo humano.

Keywords

Fotografía, Mundo-Calle, Lugar, Geografía de la infancia.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/01/2014

Como Citar

Frigério, R. C. (2014). MUNDO-RUA: conceito fotografado por crianças. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 3(6), 25–46. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/157

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.