OS MANUAIS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PRODUZIDOS NO PRIMEIRO TERÇO DO SÉCULO XX: fontes e objetos de estudo
Palavras-chave:
História do ensino de Geografia, Manuais de ensino, Didática da Escola Nova.Resumo
Decorrente de pesquisa de abordagem histórica desenvolvida no curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Ourinhos/SP, apresentam-se resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “História do ensino de Geografia no Brasil (1837-2013): orientações metodológicas destinadas aos professores. Neste artigo buscamos destacar a importância dos manuais de ensino de Geografia como fontes ou objetos de estudo, com destaque aos produzidos no primeiro terço do século XX. Abordamos o contexto da escola brasileira no período de produção e circulação dos manuais, assim como a concepção escolanovista neles contida. Enquanto instrumentos para divulgar, instaurar e controlar o processo educativo, os manuais revelam quais saberes metodológicos e princípios pedagógicos foram indispensáveis à prática docente da Geografia, como propunha a didática da Escola Nova.
Palavras-chave
História do ensino de Geografia, Manuais de ensino, Didática da Escola Nova.
A GUIDEBOOK ON TEACHING GEOGRAPHY PRODUCED IN THE TWENTIEHT CENTURY FIRST THIRD: sources and study objects
Abstract
Due to research of historical approach developed in the course of Geography, fostered by Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos Campus-State of Sao Paulo, the research project partial results entitled "History of teaching Geography in Brazil” (1837-2013) are presented: methodology guidelines for teachers. In this article we went through to highlight the importance of geography textbooks as sources or study objects, especially those produced in the twentieth century first third. It is been addressed the context of the Brazilian school in the production and circulation of books, as well as the New School design contained therein. As publicizing instrument, stablish and control the educational process, those manuals reveal which methodological knowledge and pedagogical principles were indispensable to geography teaching practice, as proposed by the New School didactic.
Keywords
History of geography teaching, Teaching manuals, New School teachings.
ISSN: 2236-3904
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