CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E ENSINO: elementos constituintes na construção do saber geográfico
Palavras-chave:
Educação, Geografia, Cartografia, Formação de Professores.Resumo
Este artigo reflete os aspectos sobre o conhecimento, educação e ensino de Geografia com enfoque na Cartografia Escolar. A priori, o trabalho traz reflexões no sentido histórico da Geografia enquanto ciência e esta no ensino nas escolas. Esta reflexão tem o objetivo de levantar os elementos que contribuem para a construção de um saber que relacione as vivências diárias dos indivíduos com a Geografia, considerando como a Cartografia se apodera para estudar o espaço. Esses estudos cartográficos do espaço consideram as percepções, as representações e as sensibilidades marcadas no espaço, ou seja, estuda o espaço de modo a dinamizá-lo com esses aspectos, ditos anteriormente, associando-os com o ensino de Geografia. Portanto, o presente artigo se baseia no ensino de Geografia associado com as potencialidades da Cartografia Escolar, como formas de leituras de uma totalidade-mundo que proporcione aos alunos conceberem construções de conhecimento significativo. É nessa perspectiva que, a seguir, começaremos a debater sobre o ensino, questionando como é abordada a Geografia e como essa ciência dá suportes para a efetiva construção do saber geográfico.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação.
KNOWLEDGE, EDUCATION AND TRAINING: constituent elements in the construction of geographic knowledge
ABSTRACT
This article reflects the aspects of knowledge, education and teaching of Geography with a focus on School Cartography. A priori, the work brings reflections in the historical sense of geography as a science and that teaching in schools. This reflection aims to raise the elements that contribute to the construction of knowledge that relates the daily experiences of individuals with geography, considering how the mapping takes hold to study space. These cartographic studies of space consider the perceptions, representations and sensibilities marked in space, ie, studies the space in order to make it more dynamic with these aspects, said earlier, associating them with the teaching of Geography. Therefore, this article is based on the teaching of geography associated with the potential of School Cartography, as ways of reading a whole-world that provides students devise meaningful knowledge construction. It is in this perspective that follow, we will begin to discuss about teaching, questioning how geography is covered and how that science gives holders the effective construction of geographic knowledge.
KEYWORDS
School Cartography, Geography Teaching, Education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).