ENSINO DE GEOGRAFIA E CINEMA: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas

Autores

  • Karina Eugenia Fioravante Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ.
  • Lohanne Fernanda Gonçalves Ferreira Mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Palavras-chave:

Cinema, Ensino de Geografia, Cinema Narrativo, Documentários

Resumo

Especialmente ao longo das últimas duas décadas, os geógrafos estão cada vez mais interessados pela relação que a Geografia pode construir com o Cinema. De fato, as problemáticas dos pesquisadores tornaram-se extremamente variadas e a diversidade das discussões reflete a preocupação dos geógrafos em, não apenas legitimar os estudos geográficos acerca das imagens em movimento, mas também, testar seus limites com proposições originais e ousadas. O objetivo desse artigo é investigar uma forma de aproximação particular entre a Geografia e o Cinema: a partir de um viés pedagógico. Filmes são importantes ferramentas utilizadas em sala de aula, entretanto, a bibliografia que busca explorar os aspectos teóricos, metodológicos e temáticos dessa relação não é abundante. Por mais que filmes e documentários sejam largamente utilizados, as consequências, premissas e desafios que acompanham tal aplicação ainda não foram discutidas de forma profunda. A partir de um coleta de textos sobre Ensino de Geografia e Cinema foi possível concluir que existem duas maneiras a partir das quais os geógrafos discutem o uso de filmes enquanto ferramenta didática. A primeira delas baseia-se na ideia de que filmes são retratos fiéis da realidade e a segunda foi construída enquanto negação absoluta da primeira.

Palavras-chave

Cinema, Ensino de Geografia, Cinema narrativo, Documentários.


GEOGRAPHY TEACHING AND CINEMA: theoretical, methodological and thematic perspectives

Abstract

Specially over the last two decades, geographers have been more interested in the relation that Geography can build with Cinema. Indeed, the research problems became extremely varied and the diversity of such discussions reflects the concern in, not only legitimize the geographical studies about the moving images, but also to test its limites with original and bold propositions. The goal of this paper is to investigate a particular form of approach between Geography and Cinema: from a pedagogical point of view. Movies are important tools used in classrooms, however, the bibliography which seeks to explore its theoretical, methodological and thematics issues is not plenteous. Although movies and documentaries are widely utilized, the consequences, assumptions and challenges that accompany its application aren’t fully discussed by geographers. From a research which sought to collect papers about Geographic teaching and Cinema it was possible to conclude that there are two ways in which geographers debate about the use of movies as a pedagogical tool. The first one is based on the ideia that movies are portraits of reality and the second was built as an absolute denial of the first one.

Keywords

Cinema, Geography teaching, Narrative cinema, Documentaries.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Publicado

25/01/2017

Como Citar

Fioravante, K. E., & Ferreira, L. F. G. (2017). ENSINO DE GEOGRAFIA E CINEMA: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 209–233. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/360

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