APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a perspectiva de alunos e supervisores
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.503Palavras-chave:
Saberes docentes, Licenciaturas, Formação docente, Professores da Educação BásicaResumo
Apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa institucional denominada “A formação do professor de Geografia na Universidade Estadual de Maringá: o estágio supervisionado e as estratégias formativas”, cujo objetivo foi investigar o processo de construção dos saberes de base da profissionalidade docente ao longo da formação inicial do professor de Geografia, tendo como foco principal de análise as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado e destacando, especialmente, o papel atual e potencial que os professores da Educação Básica – supervisores de estágio – desempenham na formação dos estagiários. No contexto teórico das pesquisas que enfatizam os saberes docentes, e considerando a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro supervisores e oito alunos estagiários, busca-se aprofundar a compreensão do processo de aprendizagem da docência que ocorre durante os estágios supervisionados. Os professores supervisores comunicam saberes fundamentais à futura atividade profissional dos estagiários e em um contexto profissional desejável podem constituir-se em coformadores de professores. Ao colocar em diálogo alunos, supervisores e professores orientadores, o estágio supervisionado é espaço profícuo para a constituição de comunidades de aprendizagens.
PALAVRAS-CHAVE
Saberes docentes. Licenciaturas. Formação docente. Professores da Educação Básica.
LEARNING TO TEACH GEOGRAPHY WITH SUPERVISED TRAINING: students’ and supervisors’ points of view
ABSTRACT
The results of an institutional research project titled “The Formation of the Geography Professor at the State University of Maringá supervised training in teaching and formation strategies” are provided to investigate the construction process of basic knowledge on professional teaching throughout the initial formation of the Geography teacher. Its main focus lies in activities developed during supervised training, with special concentration on the current and potential role that teachers of Basic Education – training supervisors – have in the formation of trainees. Within the theoretical context of research underscoring teachers ́ knowledge and taking into consideration the half-structured interviews with four supervisors and eight trainees, current analysis is an in-depth investigation on the process of teaching knowledge during supervised training. Supervisors transmit basic knowledge on the professional activity of the trainees and may be co-instructors of teachers within a good professional context. When students, supervisors and teachers maintain a dialogue, supervised training becomes an excellent space for the constitution of learning communities.
KEYWORDS
Teachers ́ knowledge. Diploma for teaching. Teachers ́ formation. Teachers of Basic Education.
ISSN: 2236-3904
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