A Geografia no Museu
proposta teórico-metodológica de ensino do conceito de Paisagem
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1235Keywords:
Geografia, Paisagem, Goiás, MuseuAbstract
This article brings together stages and results of a school activity aimed at students in the last stage of high school at a Public-School in [omitido para avaliação], carried out in a museum. The activity took place in 2018 with the objective of contextualizing two subjects present in the curriculum: regional geographic aspects and landscape concept. This activity was based on the principle that it is possible to carry out a geographical educational practice in a museum, executing a sequence of steps whose objective is to promote the procedural learning of the landscape concept, mediated by the museum's collection, which brings together historical and geographical characteristics of the State of Goiás. This article lists the details of the moments and steps related to the execution of the activity, combined with the analysis of the observed results. During the activity, it was possible to establish a collaboration between two teaching modalities, which focused on the development of skills and mental operations inherent in the teaching of Geography. As an outcome of the activity, it was possible to identify the principles inherent to spatial and geographic reading which had the greatest use by the students and the benefits of this type of activity for teaching practice.
Downloads
References
BERTRAND, Georges; BERTRAND, Claude. A Paisagem entre a natureza e a sociedade. In: PASSOS, Messias Modesto (Org). Uma geografia transversal e de travessias. Maringá, PR: Massoni, 2007.
BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. Revista RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004. Editora UFPR.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, p. 160-178, 2018.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2011.
FELÍCIO, Willian. Franco. A paisagem nas aulas de geografia: práticas de ensino e o olhar de jovens escolares do ensino médio de Goiânia. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
FREIRE, Laurecy Rodrigues. A paisagem no ensino de Geografia: reflexões a partir da abordagem de professores e livros didáticos de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018.
GOIÁS. Secretaria Estadual de Educação. Currículo referência do ensino médio. Ciências Humanas. Goiânia, 2013.
MACIEL, Ana Beatriz Câmara; LIMA, Zuleide Maria Carvalho. O conceito de Paisagem: diversidade de olhares. Sociedade e Território, v. 23, n. 2, p. 159-177, 2012.
MENDES, Samuel Oliveira; OLIVEIRA, Ivanilton José; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de Abordagens do Cerrado em livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 179-208, 2016.
SABOTA, Heitor Silva. Ensino da Paisagem: o museu como espaço educativo. In: BUENO, Míriam Aparecida; DE LA VEGA, Alfonso Garcia (Orgs). Paisagem e Ensino de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.
TRILLA, Jaime. A Educação Não Formal e a Cidade Educadora: duas perspectivas do universo da educação. Revista Galega do Ensino, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).