A Geografia no Museu
proposta teórico-metodológica de ensino do conceito de Paisagem
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1235Palabras clave:
Geografia, Paisagem, Goiás, MuseuResumen
Este texto sistematiza as etapas e os resultados de uma proposta teórico-metodológica destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio da Rede Pública do Estado de Goiás, realizada em um ambiente museológico. A atividade ocorreu no ano de 2018 e teve como objetivo principal contextualizar dois conteúdos presentes na grade curricular da rede: aspectos geográficos do Estado e o conceito de paisagem. A proposição partiu do princípio que é possível realizar uma prática educativa geográfica em um museu, adotando uma sequência de etapas que visam promover o entendimento processual do conceito de paisagem, mediadas pelo acervo local, que reúne características históricas e geográficas do Estado de Goiás. Desta forma, estão elencadas no texto o detalhamento dos momentos e etapas referentes à execução da atividade, combinadas com a análise dos resultados observados. No decorrer da realização da proposta teórico-metodológica foi possível construir um elo entre as modalidades formal e não formal de ensino, no qual teve como ponto central o desenvolvimento de habilidades e operações mentais presentes no ensino de Geografia. Ao final, foi possível obter como resultado a identificação dos princípios inerentes a leitura espacial e geográfica que tiveram mais destaque por parte dos alunos e qual foi o benefício deste tipo de atividade para a prática docente.
Palavras-chave
Geografia, Paisagem, Goiás, Museu.
Geography in the Museum: theoretical-methodological proposal for teaching the concept of landscape
Abstract
This article brings together stages and results of a school activity aimed at students in the last stage of high school at a Public-School in Goiás, carried out in a museum. The activity took place in 2018 with the objective of contextualizing two subjects present in the curriculum: regional geographic aspects and landscape concept. This activity was based on the principle that it is possible to carry out a geographical educational practice in a museum, executing a sequence of steps whose objective is to promote the procedural learning of the landscape concept, mediated by the museum's collection, which brings together historical and geographical characteristics of the State of Goiás. This article lists the details of the moments and steps related to the execution of the activity, combined with the analysis of the observed results. During the activity, it was possible to establish a collaboration between two teaching modalities, which focused on the development of skills and mental operations inherent in the teaching of Geography. As an outcome of the activity, it was possible to identify the principles inherent to spatial and geographic reading which had the greatest use by the students and the benefits of this type of activity for teaching practice.
Keywords
Geography, Landscape, State of Goiás, Museum.
Descargas
Citas
BERTRAND, Georges; BERTRAND, Claude. A Paisagem entre a natureza e a sociedade. In: PASSOS, Messias Modesto (Org). Uma geografia transversal e de travessias. Maringá, PR: Massoni, 2007.
BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. Revista RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004. Editora UFPR.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, p. 160-178, 2018.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2011.
FELÍCIO, Willian. Franco. A paisagem nas aulas de geografia: práticas de ensino e o olhar de jovens escolares do ensino médio de Goiânia. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
FREIRE, Laurecy Rodrigues. A paisagem no ensino de Geografia: reflexões a partir da abordagem de professores e livros didáticos de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018.
GOIÁS. Secretaria Estadual de Educação. Currículo referência do ensino médio. Ciências Humanas. Goiânia, 2013.
MACIEL, Ana Beatriz Câmara; LIMA, Zuleide Maria Carvalho. O conceito de Paisagem: diversidade de olhares. Sociedade e Território, v. 23, n. 2, p. 159-177, 2012.
MENDES, Samuel Oliveira; OLIVEIRA, Ivanilton José; MORAIS, Eliana Marta Barbosa de Abordagens do Cerrado em livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 179-208, 2016.
SABOTA, Heitor Silva. Ensino da Paisagem: o museu como espaço educativo. In: BUENO, Míriam Aparecida; DE LA VEGA, Alfonso Garcia (Orgs). Paisagem e Ensino de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
______. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.
TRILLA, Jaime. A Educação Não Formal e a Cidade Educadora: duas perspectivas do universo da educação. Revista Galega do Ensino, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).