"A Geografia é uma disciplina difícil!"

recuperando episódios que nos desqualificam e endereçando um caminho para o reconhecimento da sofisticação intelectual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1311

Keywords:

Conhecimento escolar, Banalização, Geografia, Escola

Abstract

The production of the article has as its central reflection the debate about the trivialization of school geographic knowledge. This discussion is built throughout our teaching trajectory in basic education and based on recent publications (SANTANA FILHO, 2010; ROQUE ASCENÇÃO & VALADÃO, 2017; STRAFORINI, 2018). With this, we evaluate the debate about disciplinary identity (GOMES, 2017; CAVALCANTI, 2019) as a possibility of reversing this finding and make our experience in the 7th grade of elementary school a demonstration of this position. Finally, we point out attentions that emerge from this reflection and that concern the teaching activity (construction of the class and the curricular program), the research activity (at school) and the importance of the school subject Geography.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BROOKS, Claire. A relação entre "expertise" da disciplina escolar e da ciência de referência. In: DA ROCHA, Ana Angelita Costa Neves da; MONTEIRO, Ana Maria; STRAFORINI, Rafael. (org.). Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. p. 143-166.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e política: territórios, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 20. ed. Campinas: Editora Papirus, 2014.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia - ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CLAVAL, Paul. Terra dos homens: a geografia. Trad. Domitila Madureira. São Paulo: Contexto, 2015.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia fin-de-siècle: o discurso sobre a ordem espacial do mundo e o fim das ilusões. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (org.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 13-42.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim; GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro. Práxis Educativa (Impresso), v. 11, p. 693-713, 2016.

SILVA, Augusto César Pinheiro da. Representação política e democracia no Brasil. In: SILVA, Augusto César Pinheiro da; RODRIGUES, Rejane Cristina de Araujo; ANDRADE, Maria Alice Alkmim; COSTA, Thiago Villela. Educação geográfica em foco: temas e metodologias para o ensino básico. Rio de Janeiro: Lamparina / FAPERJ, 2014. p. 23-35.

GONÇALVES, Amanda Regina. A geografia escolar como campo de investigação: história da disciplina e cultura escolar. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 16, n. 905, 2011. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/b3w-905.htm. Acesso em: 22 maio 2023.

MASSEY, Doreen. A mente geográfica. GEOgraphia, Niterói, v. 19, n. 40, p. 36-40, out., 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13798. Acesso em: 22 maio 2023.

ROCHA, Ana Angelita Costa Neves da. Pensar no/com/sobre o espaço: notas para uma discussão sobre os objetivos da aula de geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre, 2009.

ROCHA, Ana Angelita Costa Neves. Qual a referência da matriz?: notas para ensaiar uma reflexão sobre a disciplina escolar e a geografia no ENEM. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 01-23, jan./jun., 2012. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/77. Acesso em: 22 maio 2023.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Revista Anekumene, Colombia, v. 2, p. 152-166, 2012. Disponível em: http://repositorio.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/8329?show=full. Acesso em: 22 maio 2023.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Professor de geografia: entre o estudo do conteúdo e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In: XIII COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA EL CONTROL DEL ESPACIO Y LOS ESPACIOS DE CONTROL, 2014, Barcelona. Anais...Barcelona, 2014. p. 01-14.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 05-23, 2017. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/458. Acesso em: 22 maio 2023.

SANTANA FILHO, Manoel Martins de. A educação geográfica escolar: conteúdos e referências docentes. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SILVA JUNIOR, Hilton Marcos Costa da. A condição escolar: qualificar geograficamente a escola na construção do conhecimento. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) - Departamento de Geografia e Meio Ambiente, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

SILVA JUNIOR, Hilton Marcos. Geografia escolar: discussões sobre a identidade disciplinar e sobre a condição espacial da prática docente. Giramundo - Revista de Geografia do Colégio Pedro II, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 53-65, jan./jun., 2019. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1832. Acesso em: 22 maio 2023.

SILVA JUNIOR, Hilton Marcos Costa da. A condição escolar: quando o olhar geográfico reimagina e fortalece a escola. Perspectivas em educação básica, v. 1, 2020. p. 219-229.

SILVA, Augusto César Pinheiro da. Representação política e democracia no Brasil. In: SILVA, Augusto César Pinheiro da; RODRIGUES, Rejane Cristina de Araujo; ANDRADE, Maria Alice Alkmim; COSTA, Thiago Villela. (org.). Educação geográfica em foco: temas e metodologias para o ensino básico. Rio de Janeiro: Lamparina / FAPERJ, 2014. p. 23-35.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

STRAFORINI, Rafael. O ensino da geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 175-195, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152621. Acesso em: 22 maio 2023.

STRAFORINI, Rafael. Tramas que brilham: sistema de circulação e a produção do território brasileiro no século XVIII. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

VILELA, Carolina Lima. Currículo de geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Published

2023-10-05

How to Cite

Silva Junior, H. M. C. da. (2023). "A Geografia é uma disciplina difícil!": recuperando episódios que nos desqualificam e endereçando um caminho para o reconhecimento da sofisticação intelectual. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1311

Similar Articles

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.