O LUGAR COMO ESPACIALIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: breves considerações sobre práticas curriculares
Keywords:
Formação de professores, Prática de professores, Lugar, Espaço geográfico.Abstract
O tema discutido nesse artigo é o da formação inicial de professores de Geografia e as interferências que essa formação pode ter para o exercício profissional. A análise da formação de professores, no âmbito dos cursos de Licenciatura, tem como eixos as legislações que os normatizam e a reflexão sobre os conteúdos referentes ao lugar, como espacialidade dos jovens alunos. Em primeiro lugar, o texto faz referência às medidas legais tomadas, a partir da década de 2000, para a formação de professores no Brasil e os problemas decorrentes de sua aplicação na prática de formação. Em seguida, ele discute a formação específica de professores de Geografia, em cursos de nível superior, destacando o lugar como referência aos conteúdos abordados. O lugar é considerado uma das ferramentas intelectuais que compõem o pensamento geográfico, sendo por essa razão um eixo adequado à abordagem dos conteúdos da formação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).