ANTÁRTICA COMO OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS NA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.627Keywords:
Geografia física, Continente Antártico, Ensino fundamental, Estratégias de ensinoAbstract
O presente trabalho apresenta os resultados do projeto executado com as turmas da quarta e quinta série do Ensino Básico em uma escola pública cujo objetivo foi de utilizar o Continente Antártico como objeto de problematização dos conceitos abordados na Geografia Física. Foram realizados encontros semanais utilizando diferentes estratégias de ensino e aprendizagem como exposição dialogada, tempestade cerebral e oficinas. Evidenciou-se ao final que os alunos conseguiram compreender melhor os aspectos teóricos do assunto e relaciona- los com a realidade local.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia física, Continente Antártico, Ensino Fundamental, Estratégias de ensino.
ANTARCTICA AS AN OBJECT OF PROBLEMATIZATION OF CONCEPTS IN GEOGRAPHY
ABSTRACT
The present work shows results of a project with fourth and fifth grade in a public school of Basic Education children. The aim of this paper is use the Antarctic Continent as an object and work concepts covered in Physical Geography. For instance, weekly meetings were held using different teaching and learning strategies such as dialogue exhibition, brainstorm and workshops. In the end, it was evidenced that students were able to understand better theoretical aspects of the subject and related them with local reality.
KEYWORDS
Physical geography, Antarctic Continent, Elementary School, Teaching strategies.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).