Introdução à Geopolítica no Ensino Médio:
relato de experiência de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1200Palabras clave:
Sequência didática, Geopolítica, Ensino Médio, Prática docente, Reflexividade docenteResumen
Este artigo representa um breve esforço no sentido de sistematização da prática docente no desenvolvimento de uma sequência didática (Zabala, 1998), realizada no ano letivo de 2018, no Colégio Estadual David Mendes Pereira, em Salvador/BA, com turmas dos 3º anos, tratando do tema “Introdução à Geopolítica”. O objetivo é compartilhar as atividades da sequência didática relacionado aos Conceitos Fundamentais de Geopolítica, construídas a partir das minhas perspectivas e vivências como professor do Ensino Médio e como geógrafo, para estimular a reflexividade docente com relação ao ensino desse importante campo (inter)disciplinar.
Palavras-chave
Sequência didática, Geopolítica, Ensino Médio, Prática docente, Reflexividade docente.
Introduction to Geopolitics in High School: experience report of a didactic sequence
Abstract
This article represents a brief effort to systematize teaching practice in the development of a didactic sequence (Zabala, 1998), performed in 2018, at Colégio Estadual David Mendes Pereira, in Salvador (Bahia), with senior year students, dealing with the topic “Introduction to Geopolitics”. The goal was to share the activities from the didactic sequence related to the Fundamental Concepts of Geopolitics, built from my perspectives and experiences as a high school teacher and as a geographer to encourage the teacher reflexivity regarding the teaching of this important (inter) disciplinary field.
Keywords
Didactic Sequence, Geopolitics, High school, Teacher practice, Teacher reflexivity.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. Geopolítica e Geografia Escolar: o desencontro das temáticas e os desafios atuais da formação cidadã. Revista de Geopolítica, v. 3, nº 2, p. 285 – 295, jul./dez. 2012.
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: Espaço e Identidade. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
GIROTTO, Eduardo Donizeti; SANTOS, David Augusto. A Geopolítica e o Ensino de Geografia: estratégias didáticas para a retomada do diálogo. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.3, set./dez. 2011.
RICETO, Álisson. A Geopolítica no Ensino Médio: uma área intimamente geográfica. Ensino em Re-Vista, v. 24, n. 02, p. 385-407, jul./dez./2017.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).