Os componentes físico-naturais e a Geografia Escolar no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1246

Palabras clave:

Enseñanza de la Geografía, Enseñanza Secundaria, Componentes Físico-Naturales, BNCC, Currículo del Estado de Piauí

Resumen

En la Educación Básica lo que se enseña no es Geografía Física o Geografía Humana, sino Geografía. Esta comprensión impregna este trabajo, que es parte de una investigación que tiene como objetivo analizar si la condición para que la enseñanza de la Geografía contribuya al desarrollo del pensamiento geográfico en la enseñanza secundaria y tenga sentido para el estudiante, es trabajar de manera integrada. con los componentes físicos-naturales con los sociales. El estudio de temas relacionados con componentes como el relieve, el suelo, la vegetación, el agua, el clima y las rocas no se puede trabajar de forma fragmentada, es necesario que se relacionen entre sí y con aspectos sociales. Por lo tanto, es necesaria una visión integradora, es decir, tengamos en cuenta la forma en que la sociedad se organiza y, en particular, la forma en que produce y es producto del espacio geográfico. Trabajamos aquí en sintonía con Morais y Roque Ascenção (2021), comprendiendo relieve, clima, vegetación, suelo e hidrografía asociados al diseño de componentes físico-naturales. A partir de un levantamiento bibliográfico que se basó en los estudios de Roque Ascenção (2009), Morais (2011a), Suertegaray (2018) y Morais y Roque Ascenção (2021), analizamos cómo se está dando el estudio de los componentes físico-naturales en la enseñanza de Geografía y, luego, cómo estos componentes son abordados en los documentos oficiales, especialmente en la BNCC y en el currículo para la enseñanza media en el Estado de Piauí.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás

Possui Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da UFG, atuando como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia do IESA/UFG no período de 2016 a 2018, do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) entre 2011 e 2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o NúcleoGEA e é membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

Citas

AFONSO, Anice Esteves; ARMOND, Núbia Beray. Reflexões Sobre o Ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental e Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA – ENPEG. 10. 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.cedipe.uerj.br/pdf/reflexoes-anice.pdf. Acesso em: 30 jul. 2021.

BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: Classe, código e controle. Volume 4 da edição inglesa. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Luis Fernando Gonçalves Pereira. Editora Vozes. Petropólis,1996.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília-DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília-DF: MEC, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília-DF: Presidência do Conselho Nacional de Educação, 2017c. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Brasília-DF: Presidência do Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Base Nacional Comum Curricular - BNCC Componente Curricular: Geografia. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, Goiás, v. 12, n. 19, p. 183–203, jul./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0008. Acesso em: 28 set. 2022.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Tradução de Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). [s.l.]: [s.n.], 2006.

MENDONÇA, Francisco. Geografia Socioambiental. In: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018. Institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para sua implementação. Brasília-DF: Ministro da Educação, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-331-de-5-de-abril-de-2018-9385655?inheritRedirect=true. Acesso em: 29 set. 2022.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Travessia da Crise (Tendências atuais da Geografia). Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, ano 50, n. especial, t. 2, p. 1 – 150, 1988. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/RBG/RBG%201988%20v50_n2_Numero_Especial.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira. Uma questão além da semântica: investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no Ensino de Geografia. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65814. Acesso em: 28 set. 2022.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. As temáticas físico-naturais no ensino de geografia e a formação para a cidadania. Revista Anekumene, [s.l.], n. 2, p. 194-204, 2011a. Disponível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2014/04/MORAIS-Eliana-Marta-B.-de.-AS-TEM%C3%81TICAS-F%C3%8DSICO-NATURAIS-NO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-E-A-FORMA%C3%87%C3%83O-PARA-A-CIDADANIA.-REVISTA-VIRTUAL-%E2%80%A2-GEOGRAF%C3%8DA-CULTURA-Y-EDUCACI%C3%93N.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. 2011. 308 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011b. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-13062012-122111/publico/2011_ElianaMartaBarbosaDeMorais_Vorig.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

PIAUÍ. Secretaria Estadual de Educação. Currículo do Piauí: Ensino Médio. Teresina: SEDUC, 2021a. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2022.

PIAUÍ. Secretaria Estadual de Educação. Currículo do Piauí: Novo Ensino Médio. Caderno 1. Teresina: SEDUC, 2021b. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2022.

PIAUÍ. Secretaria Estadual de Educação. Currículo do Piauí: Novo Ensino Médio. Caderno 2. Teresina: SEDUC, 2021c. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2022.

PORTELA, Mugyani Oliveira Brito. Propostas para o ensino de cidade: Problematizar, sistematizar, sintetizar e significar. In: OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira; PIRES, Lucineide Mendes (orgs.). Ensinar sobre a cidade. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira. Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental. 2009. 150 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-7Y5MBJ/1/valeria__tesefinal_completa.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo, Hucitec, 1997.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para nova reforma. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 20 abr. 2021.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Base Nacional Comum Curricular: Parecer sobre o documento de Geografia. Porto Alegre: [s.n.], 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Dirce_Suertegaray_GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Geografia Física (?) Geografia Ambiental (?) ou Geografia e Ambiente (?). In: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002. p. 111-120.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Geografia Física na Educação Básica ou o que ensinar sobre natureza em Geografia? In: MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira. Contribuições da Geografia física para o ensino de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018.

Publicado

2023-05-01

Cómo citar

Xavier, M. P. da S., & Morais, E. M. B. de. (2023). Os componentes físico-naturais e a Geografia Escolar no Ensino Médio. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1246

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.